![]() |
Foto/Rogério Pires |
Logo após a Comissão de Educação aprovar a convocação do presidente do Samae Alexandre de Vargas e de representantes da BRK Ambiental e Agir, o plenário da Câmara de Vereadores aprovou o requerimento do vereador Adriano Pereira (PT). Ele reforça o que aprovou a comissão.
Os dois fatos ocorreram nesta quinta-feira na reunião da comissão e na sessão ordinária dos vereadores.
No requerimento, Adriano pede esclarecimentos sobre a nova cobrança referente à limpa fossa, e aumento de 15,92% na tarifa de esgoto, pela concessionária BRK.
Segundo o vereador, a taxa limpa fossa seria debitada na fatura de água mensal no valor mínimo de quase 40 reais por mês e quase 500 reais por ano, "um absurdo", considerou.
"Pois muitas famílias, inclusive não poderam pagar, principalmente nos bairros e comunidades mais carentes e outra, o povo não pode ser obrigado a pagar por este serviço, que na verdade deve ser acionado pelo cidadão, que pode escolher a empresa que quiser e não a BRK quando necessário somente quando a fossa estiver entupida ou cheia e isso nao necessariamente tem que ser todo ano. E mais, no que essa obrigação que pretendem fazer irá ajudar no tratamento de esgoto, se 364 dias do ano o que sai da fossa vai para os córregos, tubulações pluviais, ribeirões, grotas, céu aberto, e 1 dia do ano será feito a coleta na casa do cidadão? Quando na verdade só tem sentido o tratamento se todas as casas estivessem ligadas na rede coletora que leva ao tratamento nos 365 dias do ano. O povo de Blumenau já paga muitas taxas, impostos, cobranças injustas como a água com tarifa mínima sem muitas vezes gastar aquilo, pagando com isso muitas vezes mais pela coleta de lixo e esgoto inclusive também com base em um consumo que muitas vezes não existiu, por isso deveria ser cobrado apenas o consumido de fato, agora querem lançar mais essa cobrança? Quem vai lucrar com isso? A BRK? E as empresas que prestam serviço de limpa fossa em Blumenau como ficam? E a livre concorrência?", questiona Adriano Pereira.
ADRIANO PEREIRA DÁ MAIS DETALHES NESSE ÁUDIO. OUÇA:
Ouça "Vereador Adriano Pereira tem requerimento aprovado para obter explicações da BRK sobre aumento" no Spreaker.