Santa Catarina registra passagem de frente fria e primeiro declínio de temperatura do outono

Foto: Ricardo Wolffenbuttel/ Arquivo / Secom

Santa Catarina inicia o outono com um leve recuo nas temperaturas, marcando o primeiro declínio da estação. A mudança se deve à passagem de uma frente fria entre madrugada de quarta, 2 e quinta-feira, 3, que permite a chegada de uma massa de ar frio e seco de origem polar, trazendo uma sensação de frescor diferente do frio intenso.

As mínimas registradas nas madrugadas prometem marcar o início do outono com temperaturas mais amenas. No Grande Oeste, Planaltos e Alto Vale, os termômetros devem oscilar próximos a 5°C, enquanto nas áreas altas da Serra e do Meio-Oeste os valores podem se aproximar de 0°C. Essa queda, embora não represente um frio intenso, favorece a formação de geada , especialmente no amanhecer de sábado, 5.  

Nas áreas litorâneas, o recuo térmico é menos acentuado, com mínimas variando entre 11°C e 15°C. No entanto, a ação de um vento sul moderado, com rajadas de até 80 km/h, intensifica a sensação de frio. Durante o sábado, a presença de nuvens mantém as temperaturas amenas, com máximas variando entre 22°C e 25°C no Oeste e Litoral, e de 18°C a 22°C nas demais regiões.

Persistência do clima mais frio

Embora o frio mais acentuado esteja previsto para o amanhecer de sábado, 5, as temperaturas mais baixas tendem a se repetir no domingo, 6 e na segunda-feira, 7, mesmo com a área de influência da massa de ar frio vindo a diminuir gradativamente. Este primeiro declínio de temperatura no outono indica a chegada de dias mais frescos, mas sem a intensidade de um frio rigoroso.

A Proteção e Defesa Civil recomenda que a população se prepare para essa mudança, cuidando da saúde e, especialmente, que os agricultores fiquem atentos à possibilidade de geada. Assim, Santa Catarina começa a transição para um outono marcado por temperaturas mais amenas, oferecendo um novo ritmo para os dias que virão.

José Carlos Goes

Sou locutor. Atuei em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Atualmente trabalho na Massa FM de Blumenau e mantenho esse blog. Sou jornalista. Trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem