Papa Francisco é sepultado em Roma

Foto/Ricardo Stuckert/PR
Ricardo Stuckert/PR

Terminou ao meio-dia no Vaticano, 7h da manhã, no horário de Brasília, a missa que marcou o funeral do Papa Francisco.

A cerimônia foi presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio dos Cardeais, que destacou as ações do Papa Francisco.

O cardeal disse que ele foi um papa no meio do povo, que lutou pelos mais pobres, pelos imigrantes e sempre fez um apelo à paz.

Além dos mais de 200 mil fiéis que estiveram na Praça São Pedro na manhã de hoje (26), mais de 50 chefes de Estado e dez monarcas acompanharam a cerimônia, com 166 delegações de países e entidades.

Estavam presentes o presidente da França, Emmanuel Macron, Javier Milei, da Argentina,  Volodymyr Zelensky, da Ucrânia, Donald Trump, dos Estados Unidos e também o presidente Lula, acompanhado por ministros e autoridades brasileiras.

O presidente Lula ressaltou o legado do Papa Francisco:

"Quisera Deus que o nosso Papa fosse igual a ele, com o mesmo coração dele, com os mesmos compromissos religiosos dele, com o mesmo compromisso com o combate à desigualdade que tem o Papa Francisco.  Eu volto para o Brasil, certo que nós cumprimos o nosso dever, como cristãos, como religiosos e como políticos, de vir no enterro de uma pessoa admirável como o Papa Francisco."

O Papa Francisco foi sepultado na Basílica Santa Maria Maggiore. O seu túmulo é, por escolha dele, simples, sem adornos e sem extravagância, apenas com a descrição Franciscus e a reprodução de uma cruz ao centro. Da TV Brasil, Dima Soldi em Roma. Para a Rádio Nacional.Edição:

TV Brasil / Eliane Gonçalves/Agência Brasil

José Carlos Goes

Sou locutor. Atuei em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Atualmente trabalho na Massa FM de Blumenau e mantenho esse blog. Sou jornalista. Trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem