Em breve aparição de Páscoa, papa Francisco pede cessar-fogo em Gaza

Foto/Reprodução/Divulgação

Na manhã deste domingo de Páscoa (20/04) o papa Francisco não conduziu missa no Vaticano mas apareceu na sacada para desejar uma boa Páscoa e dar a benção "Urbi et Orbi".

O pontífice reiterou seu apelo por um cessar-fogo imediato em Gaza em uma mensagem em voz alta por um assessor enquanto ele, ainda se recuperando de uma pneumonia, observava durante uma breve aparição na sacada principal da Basílica de São Pedro.

O papa de 88 anos, limita sua carga de trabalho por conta de ordens médicas.

Antes de uma internação hospitalar de cinco semanas por pneumonia, Francisco vinha intensificando as críticas à campanha militar de Israel em Gaza, chamando a situação humanitária no enclave palestino de “muito séria e vergonhosa” em janeiro.

Na mensagem de Páscoa, o pontífice disse que a situação em Gaza era “dramática e deplorável”. O papa também pediu ao grupo militante palestino Hamas que libertasse os reféns restantes e condenou o que chamou de uma tendência “preocupante” de antissemitismo no mundo.

“Expresso minha proximidade aos sofrimentos… de todo o povo israelense e do povo palestino”, dizia a mensagem.

“Faço um apelo às partes em conflito: declarem um cessar-fogo, libertem os reféns e venham ajudar um povo faminto que aspira a um futuro de paz”, acrescentava.

A guerra foi desencadeada pelo ataque liderado pelo Hamas em 7 de outubro de 2023 ao sul de Israel, no qual 1.200 pessoas foram mortas e 251 feitas reféns em Gaza, de acordo com contagens israelenses.

Desde então, mais de 51 mil palestinos foram mortos na ofensiva israelense, segundo autoridades de saúde locais. O Ministério da Saúde de Gaza afirma que 1.600 pessoas foram mortas no último mês.

Mais cedo no domingo (20), Francisco teve uma reunião no Vaticano com o vice-presidente dos EUA, JD Vance, que estava visitando a Itália no fim de semana.

O Vaticano disse que o encontro com Vance foi breve, “com duração de alguns minutos”, para trocar saudações de Páscoa.

Com informações da CNN Brasil

José Carlos Goes

Sou locutor. Atuei em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Atualmente trabalho na Massa FM de Blumenau e mantenho esse blog. Sou jornalista. Trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem