![]() |
Foto/Divulgação Prefeitura de Blumenau |
A Câmara de Blumenau criou, através da aprovação de projeto de decreto legislativo, a Frente Parlamentar em defesa da causa animal na cidade, de caráter temporário, abrangendo a Legislatura 2025-2028. Proposta pelos vereadores Bruno Cunha (Cidadania), Cristiane Loureiro (Podemos) e Jean Volpato (PT), a frente terá a finalidade de firmar parcerias com organizações não governamentais e órgãos e entidades governamentais, para a união de forças necessárias em prol da causa animal no município.
Além disso, o grupo de trabalho deverá propor, analisar e acompanhar projetos de lei e políticas públicas relacionadas à proteção animal; promover debates, audiências públicas e eventos que visem à conscientização da sociedade sobre a causa animal e fiscalizar o cumprimento da legislação municipal, estadual e federal referente aos direitos dos animais.
Para o vereador Bruno Cunha, a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Causa Animal na Câmara de Blumenau representa um avanço fundamental para a construção de políticas públicas mais eficazes e permanentes. “Sempre defendi que a proteção animal não deve depender apenas de iniciativas individuais ou mandatos específicos, mas sim de um compromisso coletivo. Nossa missão é garantir avanços reais e contínuos na defesa dos animais em nossa cidade, promovendo ações concretas para o bem-estar e a proteção daqueles que não têm voz”, assinalou.
A vereadora Cristiane Loureiro também exaltou a aprovação do projeto e salientou que a iniciativa é mais um importante passo para o avanço nas políticas públicas voltadas aos animais. “Nos últimos anos tivemos conquistas relevantes, como a criação do Banco de Ração e a implantação da microchipagem, entretanto, precisamos ir além. Tenho certeza que faremos ótimas discussões que agregarão a esta causa em Blumenau”.
Para o vereador Jean Volpato, a causa animal precisa de um olhar mais atento do poder público municipal. “Com essa frente, teremos um espaço permanente de debate e encaminhamento de ações para garantir mais proteção aos animais e apoio às ONGs e voluntários que já fazem um trabalho essencial na cidade. Temos desafios enormes, desde o combate aos maus-tratos até a ampliação das políticas de castração e adoção responsável. Com essa frente, poderemos construir soluções em conjunto e dar mais efetividade a essa luta”, destacou o parlamentar.
As reuniões serão realizadas a cada 30 dias na Câmara Municipal e terão caráter público. A Frente Parlamentar será composta por cinco vereadores, observado a proporcionalidade partidária. Assim que o bloco parlamentar e os partidos indicarem os componentes do grupo de trabalho, será agendada a primeira reunião.