![]() |
Foto/Rogério Pires |
A Câmara Mirim de Blumenau realizou, na tarde desta segunda-feira (24), a segunda reunião ordinária do ano, no Plenário. A sessão contou com as participações do vereador Gilson de Souza (União Brasil) e do ex-vereador mirim Eduardo Lima, da legislatura de 2023. Na reunião, os vereadores mirins ainda aprovaram sete requerimentos ao Executivo.
Durante o momento de formação, o vereador Gilson de Souza disse que sente orgulho dos jovens vereadores mirins, destacando a importância de sua representação para as escolas e comunidades. O vereador também compartilhou sua própria experiência, revelando que não teve a oportunidade de ser um vereador mirim em sua juventude, o que aumenta sua admiração por aqueles que estão ocupando esses cargos agora. Ele também se colocou à disposição para ajudar e apoiar os jovens em seus projetos e requerimentos, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento deles e a valorização do Programa Vereador Mirim.
Já o ex-vereador mirim Eduardo Lima compartilhou sua experiência como ex-vereador mirim e presidente da Câmara Mirim, reconhecendo a responsabilidade significativa que os jovens vereadores têm ao representar sua cidade. Ele enfatizou que é crucial pedir ajuda às pessoas certas para que as solicitações sejam atendidas, e ele se coloca à disposição para orientar os jovens nesse processo.
Citou a melhoria da cobertura da quadra de esportes da escola onde estuda, que foi feita após ele protocolar requerimento pessoalmente junto a deputados e ao governador, durante a viagem a Florianópolis. Eduardo ainda encorajou os vereadores mirins a usarem sua posição para fazer a diferença na vida de outros, destacando que, embora não possam ajudar a todos, podem focar em melhorar a vida de quem mais precisa.
Em seguida os vereadores mirins usaram a tribuna para seus pronunciamentos, e abordaram temas como o envolvimento de jovens na política, acessibilidade na cidade e a importância do contraturno esportivo nas escolas. Durante a ordem do dia, os pequenos parlamentares discutiram e votaram os requerimentos nºs 6 a 12. Todos foram aprovados e serão encaminhados aos seus destinatários.
Requerimentos aprovados:
Requerimento 06/2025, de autoria da vereadora mirim Sofia Viana Alves: “providências no sentido de viabilizar a construção de uma caixa d'água exclusiva para a cozinha da Escola Básica Municipal Visconde de Taunay”.
Requerimento 07/2025, de autoria da vereadora mirim Sofia Viana Alves: “providências no sentido de consertar a tubulação e o asfalto na esquina da rua José Bonifácio com a rua Margarida Bonifácio de Jesus”.
Requerimento 08/2025, de autoria do vereador mirim Gerson Lucas Ferreira: “providências no sentido de desentupir os bueiros da rua João Deola, no bairro do Progresso”.
Requerimento 09/2025, de autoria da vereadora mirim Amabily Trindade Padilha: “providências no sentido de pintar uma faixa de segurança na rua August Reinhold em frente à escola Hermann Hamann”.
Requerimento 10/2025, de autoria do vereador mirim Bernardo Arthur Cardoso: “providências no sentido de melhorar a pintura e o corrimão de acesso para PCDs da Escola de Educação Básica Max Tavares D’ Amaral”.
Requerimento 11/2025, de autoria do vereador mirim Guilherme Henrique Pietrzacka: “providências no sentido de verificar a possibilidade de trocar de lugar a placa de sinalização, que está coberta por galhos de uma árvore na rua João Paulo I em frente à casa número 22”.
Requerimento 12/2025, de autoria da vereadora mirim Maria Luiza Schemes: “providências no sentido de instalar um guard rail na rua Alberto Pamplona, no bairro Garcia, entre as casas de número 360 e 466”.