![]() |
Foto/Eraldo Schnaider |
A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (Seidep), realizou nesta quarta-feira, dia 26, o evento “Mulheres que desejam”. Realizado no Auditório do Senai, o encontro reuniu aproximadamente 90 mulheres e teve como objetivo discutir os desejos das mulheres com deficiência.
“Blumenau é referência nacional quando falamos de inclusão, sendo uma das poucas cidades do Brasil que possui uma secretaria dedicada à pessoa com deficiência. Não queremos ser reconhecidos apenas pelo discurso, mas também por iniciativas que promovam verdadeiramente a inclusão. Por isso a importância dessa iniciativa, pois permite que as mulheres com deficiência sejam ouvidas e discutam seus desejos”, afirmou o prefeito Egidio Ferrari.
Presente no evento, a vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar destacou as dificuldades e desafios existentes na rotina das mulheres. “Nós passamos por desafios diariamente, independente dos cargos que ocupamos. E compartilhar esses desafios é essencial, para que consigamos inspirar umas às outras. Que nós possamos ser reconhecidas pelo nosso valor, por tudo que carregamos como pessoas, como mulheres, que sabem fazer acontecer e buscar o seu espaço”, ponderou.
O encontro contou com uma roda de conversa interativa, onde as participantes compartilharam histórias, desafios e conquistas, enquanto especialistas em sexualidade humana trouxeram reflexões e informações para desconstruir tabus e ampliar o conhecimento sobre o tema.
“Para nós, mulheres com deficiência, desejar é um ato de coragem. Desde cedo, tentam nos convencer que nossos desejos devem ser pequenos, adequados ao que esperam de nós. Sou uma mulher com deficiência e tenho muitos desejos: que nossas vozes sejam ouvidas, nossos espaços ocupados, nossos sonhos reconhecidos, sem que precisemos provar que somos capazes e fortes. Somos protagonistas das nossas histórias”, destacou a secretária Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto, Bruna Daniel.