Corpo de Bombeiros Militar promove treinamento de Abordagem a Tentativas de Suicídio

Foto: Divulgação / CBMSC

Em um cenário em que quase 1 bilhão de pessoas no mundo vivem com transtornos mentais, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) promove o Treinamento de Abordagem a Tentativas de Suicídio (TATS). A iniciativa reafirma o compromisso da corporação com a constante qualificação de seu efetivo e a preocupação com a saúde mental das vítimas atendidas, bem como dos bombeiros militares e comunitários envolvidos nessas ocorrências. O treinamento foi realizado na Secretaria de Segurança Pública (SSP), em Florianópolis, nesta quinta-feira, 27 de março.

A capacitação reuniu 106 profissionais, incluindo integrantes da guarnição, do expediente e bombeiros militares e comunitários convidados. Durante a palestra instrutiva, foram abordadas técnicas especializadas para aprimorar o atendimento em situações sensíveis, visando uma resposta mais eficaz e humanizada.

Ao longo dia, militares do CBMSC demonstraram, por meio de simulações, os principais perfis de indivíduos em situação de tentativa de suicídio, com orientações específicas para as fases de pré-abordagem, abordagem e pós-abordagem. Foram apresentadas as melhores formas de interagir com vítimas em estados de depressão, agressividade e psicose, entre outros. Além disso, foram apresentadas as condutas permitidas e proibidas em tais situações, buscando padronizar ações e procedimentos para a atuação do CBMSC nessas ocorrências.​

De acordo com o capitão Raniel Teles Pinheiro, palestrante do evento, este é um tema sensível que precisa ser tratado com seriedade, respeito, empatia e humanização. “Muitas pessoas enfrentam dores psíquicas e, por isso, falar sobre saúde mental é tão importante. Precisamos desfazer preconceitos e compreender que buscar ajuda não é fraqueza. É um ato de coragem e oferecer apoio pode ser um gesto simples, mas com o potencial de salvar vidas.” conclui o oficial.

Por meio da Diretoria de Instrução e Ensino (DiE), o CBMSC promove diversos treinamentos focados na preparação de seus profissionais para enfrentar desafios com excelência e profissionalismo. O objetivo é oferecer um atendimento mais humanizado e eficaz, salvando vidas e proporcionando suporte adequado às vítimas e suas famílias.

José Carlos Goes

Sou locutor. Atuei em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Atualmente trabalho na Massa FM de Blumenau e mantenho esse blog. Sou jornalista. Trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem