![]() |
Foto/Agência Brasil |
Apenas neste ano, já foram registradas nas escolas de todo o país mais de 3 mil denúncias de negligência, tortura psíquica, constrangimento, maus tratos, ameaça ou coação, agressão física ou bullying. O dado é da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos.
Por isso, o Ministério da Educação realiza, nesta segunda-feira (31), uma reunião virtual com secretários estaduais de educação e gestores indicados pelas secretarias de cada estado, para apresentar os documentos e materiais preparativos da Semana Nacional da Convivência Escolar 2025. A Semana vai ser lançada oficialmente no começo de abril, e o tema deste ano é “Eu respeito, você respeita, nós construímos”.
Na prática, a iniciativa integra ações do Programa "Escola que Protege", criado no ano passado, e que enfrenta a violência por meio de estratégias pedagógicas preventivas e do fortalecimento dos vínculos dentro da comunidade escolar.
As frentes de atuação são diversas: desde a promoção de espaços acolhedores; o combate ao bullying e à discriminação; a valorização da participação estudantil e da convivência democrática; até o engajamento das famílias e da sociedade civil.
A Semana Nacional de Convivência Escolar conta com apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação e foi desenvolvida em parceria com a Universidade Federal do Paraná.
Edição:
Daniel Ito Isaia / Akemi Nitahara/Agência Brasil