![]() |
Foto: Joédson Alves | Agência Brasil |
A Câmara de Blumenau vai realizar uma audiência pública nesta segunda-feira (31), às 19 horas, no Plenário. A iniciativa, proposta pelo vereador Jean Volpato (PT), busca debater o sério problema da violência doméstica e dos feminicídios.
De acordo com o requerimento aprovado pelos vereadores, a medida vem em resposta a dados alarmantes que indicam um aumento nos casos de agressões e feminicídios, evidenciando a urgência de discutir políticas públicas eficazes. A audiência tem como objetivo criar um espaço de diálogo entre autoridades da segurança pública, representantes de órgãos governamentais, entidades que apoiam os direitos das mulheres e a sociedade civil.
Entre as convidadas estão a deputada federal e autora da lei de criação do observatório de violência contra a mulher, Ana Paula Lima (PT); a deputada estadual e procuradora estadual da mulher Luciane Carminatti (PT); a delegada regional Juliana de Souza Tridapalli; e a representante da OAB por Elas, Joice Florência de Faveri.
“A violência doméstica e o feminicídio são problemas que exigem ação imediata e coordenada. Nossa audiência pública será um espaço fundamental para ouvir as mulheres, fomentar o debate através dos dados e da realidade, e também envolver as autoridades e a sociedade na construção de políticas mais eficazes para proteger as mulheres de Blumenau”, declarou o vereador Volpato.
O evento pretende abordar a prevenção à violência, as medidas de acolhimento às vítimas e a necessidade de punir os agressores. Diante da relevância do tema, a participação da população é fundamental para construir estratégias para o enfrentamento dessa questão social.
Cenário em Blumenau e em SC
Dados do Observatório da Violência contra a Mulher no Estado de Santa Catarina apontam que em 2024 foram registrados 51 feminicídios no estado. Somente nos dois primeiros meses de 2025, oito mulheres foram assassinadas em Santa Catarina. Foram expedidas 30.231 medidas protetivas em 2024 e em 2025 já são quase 6 mil medidas protetivas.
Já o painel de dados da Ouvidoria Nacional do Direitos Humanos demonstra o número de denúncias realizadas de violência contra a mulher. Em Blumenau, foram 209 denúncias registradas e 1.194 violações de direitos no ano de 2024. Já em 2025, foram registradas no painel 33 denúncias de violência contra a mulher até 23 de março de 2025 e 159 violações de direitos.
A audiência da próxima segunda-feira é aberta ao público e será transmitida ao vivo pela TV Legislativa, no canal aberto digital 4.2, canal 14 da NET e pelo Youtube