Blumenau vai receber o maior evento de saúde de Santa Catarina

Foto/Marcelo Martins

De 26 a 28 de março, Blumenau será palco do 9º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina, o maior evento de saúde do Estado. Promovido pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (Cosems), o Congresso será realizado no setor 1 do Parque Vila Germânica, proporcionando um espaço para troca de experiências, debates e aprimoramento das práticas de gestão. A expectativa é que o congresso atraia 1,3 mil pessoas, consolidando-se como um dos principais encontros do setor. Para participar, basta se inscrever aqui.

A programação abordará temas relevantes para a gestão pública municipal, como desenvolvimento, tecnologia, planejamento, e assuntos como cobertura vacinal de Santa Catarina e situação da dengue no Estado. O evento também reunirá mais de 20 palestrantes, entre eles, Gonzalo Vecina, fundador da Agência Nacional de Vigilância Sanitária; e Eder Gatti, diretor do Programa Nacional de Imunizações, além do Diogo Demarchi Silva, secretário de Estado da Saúde.

Sinara Simioni, presidente do Cosems/SC, reforça a importância dos secretários e gestores de saúde no evento. "É uma grande oportunidade que temos para debater assuntos de relevância e unir esforços em vista de trazer melhorias para a saúde pública e o Sistema Único de Saúde". 

O secretário de Promoção da Saúde, Douglas Rafael, diz que é uma honra sediar o congresso. “Este evento representa uma oportunidade única para fortalecer a gestão da saúde pública em nosso Estado. Acredito que este congresso será um marco importante para o setor, impulsionando a inovação e a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população, tanto no município, quanto no estado", acrescenta.

Programação

Na abertura, dia 26, a programação inicia às 8h, com a recepção dos participantes e o credenciamento. Ao longo do dia acontecem eventos simultâneos que abordam o SUS como um todo, que vão desde a situação da dengue no Estado e o novo sistema de regulação do acesso, ao plano municipal da Vigilância Sanitária e à apresentação dos trabalhos da Mostra catarinense: ‘Brasil, aqui tem SUS’. O cronograma de atividades do primeiro dia do evento finaliza às 18h30 com a abertura oficial e coquetel.

No dia 27, quinta-feira, as atividades vão das 9h às 17h40, e incluem informações sobre o Novo PAC, Programa Mais Especialistas, novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde, demandas judiciais sobre medicamentos, financiamento SUS (com a presença do Diretor do Fundo Nacional de Saúde, Dárcio Guedes), e a reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). Ainda durante a programação da quinta-feira haverá mais apresentações dos 150 trabalhos da Mostra catarinense: ‘Brasil, aqui tem SUS’.

O último dia do congresso, 28, ocorrerá das 9h30 às 12h30, e será marcado pelas premiações da Mostra catarinense: ‘Brasil, aqui tem SUS’ e também pelo acolhimento oficial dos gestores municipais de saúde de Santa Catarina, que será realizado pelo presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Hisham Hamida.

A Vila Germânica, um dos principais pontos turísticos de Blumenau, foi escolhida como sede do evento, porque oferece uma infraestrutura completa e adequada para receber os participantes. O setor 1 será o local das palestras, painéis e demais atividades do congresso.

A programação também contará com a presença da Realeza da 40ª edição da Oktoberfest Blumenau.

José Carlos Goes

Sou locutor. Atuei em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Atualmente trabalho na Massa FM de Blumenau e mantenho esse blog. Sou jornalista. Trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem