![]() |
Foto/Divulgação |
Ainda no primeiro semestre de 2024, Blumenau foi uma das 11 cidades brasileiras selecionadas e capacitadas para uso da ferramenta Defesa Civil Alerta, que utiliza a tecnologia Cell Broadcast. Em agosto do ano passado, a ferramenta foi usada pela primeira vez em caráter de demonstração. Em 2025, já foram emitidos cinco alertas em formato de pop up aos smartphones da comunidade.
E pelo case de sucesso, a Defesa Civil de Blumenau foi convidada pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Desastres (Cenad) e pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR) a auxiliar na implantação da ferramenta Cell Broadcast no Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país.
A diretora de meteorologia de Blumenau, Tatiane Martins, ficará entre os dias 30 de março a 6 de abril em Aracaju (SE) ministrando um treinamento para representantes da região. O intuito é compartilhar todos os trâmites e protocolos para acionamento do alerta, que só deve ser disparado em casos de eventos que ofereçam muito alto perigo ou risco para a população.
“Para Blumenau é uma satisfação ser selecionada como um case de sucesso nacional, podendo levar nosso conhecimento para outras regiões do país, disseminando nossas práticas de sistema de alerta, que tanto nos auxiliam nos avisos para a comunidade”, enaltece o prefeito Egidio Ferrari.
Do mesmo modo, o secretário municipal de Defesa Civil, Carlos Menestrina, avalia como positiva esta troca de experiências. “Blumenau esteve entre as primeiras cidades selecionadas no país por conta do nosso histórico de lidar com desastres naturais. Agora temos a missão de levar o conhecimento desta ferramenta para outras localidades, ampliando assim o acesso da população às informações”, considera.
Defesa Civil Alerta
O Defesa Civil Alerta é uma iniciativa conjunta entre o CENAD, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e a Agência Nacional de Telecomunicações. Blumenau foi uma das primeiras cidades selecionadas pelo projeto piloto e a primeira a utilizar a ferramenta de forma real. As demais cidades brasileiras a participar são Gaspar, Muçum (RS), Roca Sales (RS), Petrópolis (RJ), Angra dos Reis (RJ), Indianópolis (MG), Cachoeiro do Itapemirim (ES), São Sebastião (SP), Morretes (PR) e União da Vitória (PR).