![]() |
Arte/Divulgação |
Blumenau foi selecionada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária para sediar o lançamento nacional do Maio Amarelo em 2025. A cerimônia será no dia 29 de abril, no Teatro Carlos Gomes, durante o 5° Seminário de Mobilidade Humana, Segura e Sustentável, evento que reunirá autoridades e lideranças do trânsito de todo o país.
“Nossa cidade sempre foi referência quando falamos do Maio Amarelo, tendo sido reconhecida diversas vezes como destaque nacional do movimento. Portanto, sediar o lançamento da campanha para os municípios de todo o país é um reconhecimento do trabalho que Blumenau tem realizado ano após ano”, afirma o prefeito Egidio Ferrari.
O município já havia sido escolhido para sediar a abertura do Maio Amarelo em 2020, mas o evento acabou cancelado devido à pandemia de Covid-19. Na oportunidade, a campanha foi aberta por uma live nas redes sociais.
“Fomos escolhidos para o lançamento da campanha neste ano, bem como para sediar o Seminário de Mobilidade Humana, Segura e Sustentável, que vai reunir importantes lideranças de todo o país. Estamos muito orgulhosos”, destaca o secretário de Trânsito e Transportes, Fábio Campos.
Em 2025, o Movimento Maio Amarelo chega a 12ª edição e terá como tema “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”, com a proposta de alertar a sociedade a repensar suas atitudes no trânsito, independente do meio de locomoção que cada um utiliza no dia a dia. A abertura da campanha acontecerá em Brasília, no dia 5 de maio.
Já o 5° Seminário de Mobilidade Humana, Segura e Sustentável discutirá estratégias para conscientizar a população sobre a segurança viária e mobilidade urbana sustentável. O evento contará com a participação de representantes da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detran), entre outras entidades e organizações. Durante a programação, estão previstas palestras com especialistas de trânsito e trocas de experiências entre os participantes.
“O seminário é um evento muito importante, que vai reunir autoridades e profissionais da área do trânsito de todo o país e que contará com várias palestras de especialistas, tudo em prol de um trânsito mais seguro, humanizado e sustentável”, comenta o coordenador da Escola Pública de Trânsito (EPT), Marco Rebello.