Foto/Reprodução/Divulgação |
A indústria brasileira encerrou 2024 com crescimento de 3,1%. Em dezembro do ano passado, a produção industrial teve uma variação negativa de 0,3%, terceiro mês consecutivo com desempenhos negativos.
Com esse resultado, a produção industrial ficou 1,3% acima do patamar pré-pandemia, mas ainda está 15,6% abaixo do nível recorde, alcançado em maio de 2011. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal, divulgada pelo IBGE.
O gerente da pesquisa, André Macedo, detalha as influências do índice em dezembro de 2024:
"As principais influências negativas foram assinaladas por máquinas e equipamentos e por produtos de borracha e de material plástico. Por outro lado, entre as oito atividades industriais que apontaram crescimento na produção, os principais impactos positivos em dezembro de 2024 foram assinalados por indústrias extrativas e pelo setor de bebidas, com o primeiro segmento marcando seu segundo mês seguido de crescimento e atividades de bebidas interrompendo quatro meses consecutivos de taxas negativas".
No índice acumulado de 2024, o setor industrial avançou 3,1%, depois de variar 0,1% em 2023. É o terceiro resultado anual mais elevado da indústria nos últimos 15 anos, ficando atrás apenas de 2010, quando registrou índice de 10,2%.
Edição:
Fábio Cardoso / Marizete Cardoso/Agência Nacional