Foto/Divugação |
Blumenau é uma das 33 cidades contempladas com os equipamentos para determinação de hematócrito do Governo de Santa Catarina para exames rápidos que indicam a gravidade da dengue. A entrega dos equipamentos ocorreu nessa sexta-feira, dia 31, na sede da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), na presença do prefeito e da vice, Egidio Ferrari e Maria Regina, do gerente regional de saúde, Adriano Clayton Boehme, e do secretário de Promoção da Saúde, Douglas Rafael. Os 20 aparelhos recebidos serão distribuídos em algumas unidades de saúde do Badenfurt, Centro, Escola Agrícola, Fortaleza, Garcia, Itoupava Central e Velha, a partir de segunda-feira, dia 3.
O prefeito Egidio Ferrari diz que a principal missão, tanto do Estado, quanto do município, é atender bem as pessoas. “Quando a gente fala em cuidado, a saúde está sempre em primeiro lugar. Por isso, o recebimento desses aparelhos para fazer os exames nas pessoas que têm a indicação médica e que pode indicar uma possível dengue é essencial para atender com mais rapidez a nossa população”, acrescenta.
A iniciativa faz parte do Projeto de Hematócrito Rápido para o Estadiamento das Arboviroses e tem o objetivo de reduzir a sobrecarga nos hospitais, melhorando o fluxo de atendimento e aprimorando a triagem, além de identificar com agilidade quais pacientes apresentam maior risco de complicações graves. O hematócrito é a medida da proporção de glóbulos vermelhos no sangue e um importante indicador da hidratação e de circulação sanguínea, revelando alterações que ajudam a monitorar a evolução da dengue.
O secretário de Promoção da Saúde, Douglas Rafael, diz que o acompanhamento do hematócrito permite que os profissionais de saúde identifiquem sinais precoces de agravamento do quadro clínico. “A identificação prévia auxilia no tratamento à doença de forma apropriada e garante que o paciente receba a reposição adequada de líquidos e outros cuidados necessários”, comenta.
Além do recebimento e utilização destes equipamentos para controle e tratamento da dengue, Blumenau segue com as ações de combate e prevenção. As equipes de controle vetorial seguem com as ações de recolhimento de entulho e pneus, aplicação de BTI e fumacê, controle em áreas estratégicas e visitas às residências e estabelecimentos comerciais para buscar focos do mosquito.
Confira as unidades que contarão com o equipamento a partir do dia 3:
• Badenfurt – AGF Badenfurt e ESFs Armando Odebrecht e Geraldo Schmidt Sobrinho
• Centro – AGF Centro e ESF Glodoaldo Lima de Amorim
• Escola Agrícola – AGF Escola Agrícola e ESFs Jovino Cardoso e Áurea Pfuetzenreiter
• Fortaleza – AGF Fortaleza e ESFs Ângelo de Caetano e Gustavo Tribess
• Garcia – AGF Garcia e ESFs Maria Baumgartner e Thamara Katryne Rodrigues Schmidt
• Itoupava – AGF Itoupava e ESFs Alfredo Hoess e Wilhelm Theodor Schurmann
• Velha – AGF Velha e ESFs Walter Reiter e Arão Rebello