Foto/ Solen Feyissa/Flickr |
Algumas horas após a suspensão, no fim de semana, a rede social TikTok foi restabelecida parcialmente nos Estados Unidos, nesse domingo. É que mais cedo, o presidente eleito Donald Trump prometeu emitir um decreto logo após tomar posse nesta segunda-feira, suspendendo a proibição do TikTok, no país, por 90 dias.
A Suprema Corte decidiu manter a lei que proíbe o TikTok nos país. A alternativa dada a empresa chinesa, que controla o TikTok, a ByteDance, é a venda da sua operação no país ou então será banida dos Estados Unidos.
Segundo a Rádio França Internacional, após seu restabelecimento, o TikTok foi imediatamente inundado com vídeos comemorando o retorno. A plataforma conta com mais de 170 milhões de usuários nos Estados Unidos.
O agradecimento a Trump veio em forma de mensagem no X, uma vez que a decisão, segundo a plataforma, garante aos provedores de serviços de internet e lojas de aplicativos que não paguem multas de até 5 mil dólares.
A lei que proíbe o aplicativo em todo o país permite que sua implementação seja adiada por 90 dias, até que um comprador seja encontrado. Alternativa dada à empresa, no lugar da proibição.
Edição:
Samia Mendes / Patrícia Serrão/Agência Brasil