Câmara de Blumenau homenageia a Cooper e outras entidades que fazem a diferença na comunidade

Foto/Dennner Ovidio/CMB

A Cooperativa de Produção e Abastecimento Vale do Itajaí – COOPER recebeu Moção proposta pela vereadora Cristiane Loureiro, pela celebração de 80 anos de fundação, marcados pelo engajamento à causa cooperativista no município de Blumenau. Representou a Cooper no recebimento da homenagem o presidente executivo da Cooperativa Osnildo Maçaneiro.

Abaixo detalhes de todas as homenagens:

A Câmara de Vereadores de Blumenau realizou, na noite desta quinta-feira (5), uma sessão solene para entrega de 10 Moções de Louvor. A solenidade, que aconteceu no Plenário da Casa Legislativa, contou com as presenças do primeiro secretário da Câmara, vereador Ailton de Souza - Ito (PL), da segunda secretária do Poder Legislativo municipal, vereadora Cristiane Loureiro (Podemos); do vereador Paulinho Muzenza (Republicanos) e da vereadora Silmara da Silva Miguel (PSD), além dos homenageados, autoridades e convidados. 
 
O Legislativo municipal abriu esse espaço para a valorização de personalidades, empresas e instituições pelos relevantes serviços prestados ao município. A solenidade foi conduzida pelo primeiro secretário da Câmara, vereador Ailton de Souza - Ito (PL). Os homenageados foram escolhidos pelo vereador proponente e aprovados pela maioria dos parlamentares desta Casa Legislativa. 
 
A vereadora Cristiane Loureiro entregou a moção de louvor ao Grupo de Voluntários Vila Germânica, pela dedicação, apoio, compromisso e serviços voluntários dedicados às vítimas das enchentes no Estado do Rio Grande do Sul, que sofreram diretamente os impactos causados pelas chuvas nos meses de abril e maio do corrente ano. “Solidariedade, união e resiliência são as palavras que definem o grupo de voluntários da Vila Germânica, formado por cidadãos blumenauenses movidos pelo espírito de ajudar o próximo. Com dedicação e empenho os voluntários trabalharam incansavelmente, separando, embalando e organizando os donativos recebidos pela Defesa Civil de Blumenau. A atuação deles não se limitou apenas a nossa cidade, muitos deles foram até o Estado vizinho para auxiliar também a Defesa Civil em diversas demandas, mostrando que a solidariedade não conhece fronteiras”, apontou a vereadora, agradecendo e parabenizando a Defesa Civil do município e o Grupo de Voluntários. 
 
O secretário de Defesa Civil de Blumenau, Carlos Olimpio Menestrina, e o Grupo de Voluntários receberam a moção das mãos da vereadora. O secretário fez diversos agradecimentos a todos que ajudaram e auxiliaram de alguma forma na separação e preparação dos donativos para serem encaminhados ao Rio Grande do Sul. “Gratidão a todos os voluntários que abriram mão dos seus afazeres, do seu lazer, do seu trabalho para estar conosco na Vila Germânica e para levar um pouco de conforto e esperança para aquele povo. A população de Blumenau sempre sofreu com as tragédias climáticas e sempre recebeu essa solidariedade de todo o Brasil, por isso não poderia ser diferente neste momento nós retribuirmos”, apontou, agradecendo às diversas instituições, às forças de segurança, à equipe da Defesa Civil de Blumenau, às empresas e demais voluntários. Na oportunidade também houve o depoimento na tribuna de uma das voluntárias, Joice Florêncio de Faveri, representando os demais. 
 
A vereadora Cristiane Loureiro fez a entrega de outra Moção a Sueli da Silva, por sua dedicação e amor ao trabalho voluntário, em especial nas causas ambientais. “Sueli é integrante do Grupo Pegada Verde. Na Coordenação participa das ações ambientais, projetos e demais atividades do Grupo sempre com muita disponibilidade, comprometimento e amor. O meio ambiente é algo que a senhora ama cuidar. Em suas caminhadas sempre recolhe tampinhas plásticas e doa para as ONGs de animais”, destacou a vereadora. Em nome do Grupo Pegada Verde, Sueli da Silva e dois integrantes do Grupo, Luciana Zimmermann e Glaucio da Silva Porto, fizeram uso da palavra para agradecer os vereadores pela homenagem à Sueli, especialmente à vereadora proponente. Apontaram que a Dona Sueli é o motor do grupo, está presente em todos os eventos e por isso nada mais justo do que homenageá-la. Explicaram que o grupo faz ações socioambientais na cidade, como limpeza de ribeirões e de ruas, além de ações de educação ambiental em escolas. 
 
A vereadora também entregou a honraria à APRABLU – Associação Protetora de Animais de Blumenau, pelos 25 anos de atuação na proteção dos direitos dos animais no município de Blumenau. Cristiane Loureiro apontou que a ONG é é formada por voluntários que se dedicam às iniciativas e atividades que visam o bem-estar e a proteção dos direitos dos animais, sendo que atualmente a APRABLU participa do Mutirão de Castração do Município, além de manter um brechó para arrecadar fundos para a manutenção e cuidados dos animais acolhidos, e o desenvolvimento de diversos projetos com foco em campanha de educação e conscientização. “Sempre que posso estou contribuindo com os eventos da APRABLU, participo dos pedágios e busco enaltecer o trabalho feito por vocês. Uma ONG tão importante para a nossa cidade e para os nossos animais”, concluiu. 
 
Representando a Associação Protetora De Animais De Blumenau - Aprablu, Evelin Huscher agradeceu à vereadora Cristiane pelo reconhecimento e pela parceria no fortalecimento do trabalho. Recordou o início da entidade há 25 anos com muitos desafios e muita luta, apontando que, naquela época, a questão animal não era valorizada e salientou que a causa animal tem conquistado cada vez mais espaço dentro das Casas Legislativas do país. “Temos hoje a vereadora Cristiane, que assim como o vereador Bruno lutam pela causa animal, e na próxima legislatura vamos ter também outros vereadores que vão nos apoiar para fortalecer as políticas públicas do município que são tão necessárias.  Obrigada por ouvir as demandas dos protetores e das ONGs. O meu sonho é que Blumenau se torne referência na proteção animal.  Já tivemos muitos avanços, mas ainda temos muita coisa para trabalhar. Esperamos que 2025 traga mais avanços”, concluiu, prestando uma homenagem aos voluntários que se deslocaram para o Rio Grande do Sul durante a tragédia para ajudar os animais. 
 
Também recebeu a Moção por indicação da vereadora Cristiane a Sociedade Casa da Esperança, pela celebração de 45 anos de trabalho social prestado à população blumenauense, com amor, comprometimento e dedicação. A vereadora apontou que foi uma satisfação poder homenagear essa entidade. “A Casa da Esperança tem uma jornada com 45 anos de história em prol de nossas crianças e adolescentes. Todo acolhimento que a Casa da Esperança dá representa amor e dedicação”, salientou a vereadora, explicando que a Sociedade Casa da Esperança atende cerca de 120 crianças, adolescentes em vulnerabilidade social e suas famílias, que participam de diversas atividades artísticas, culturais, além de atividades extracurriculares, a fim de promover o desenvolvimento integral e estímulo de diversas habilidades, além de promover serviços em parceria com poder público com encaminhamento para a política de assistência social do município. 
 
Representando a Sociedade Casa da Esperança, Elizabeth Weber Rebellato, que está na entidade há 17 anos, agradeceu à vereadora Cristiane pela homenagem, apontando que ela está sempre participando de eventos, de jantares e do pedágio da entidade. Também agradeceu a sua família. Ela lembrou que em 5 de dezembro é o Dia Internacional do Voluntariado, parabenizando a todos os voluntários de entidades e todas as pessoas que se dedicam a uma causa, que, muitas vezes, acabam deixando sua família, o seu trabalho e seus amigos para se doar pelo próximo. Também deixou seu pedido para que mais pessoas doem seu tempo às causas de voluntariado. Por fim, exibiu um vídeo institucional da Casa da Esperança. 
 
O Espaço Margarete também recebeu Moção de Louvor proposta pela vereadora Cristiane pela celebração de 30 anos na prestação de serviços voltados ao embelezamento feminino e aos cuidados com a saúde no município de Blumenau. “O local oferece qualidade em todos os atendimentos que o tornaram  referência no mercado que atua, conferindo-lhe excelência. Quando cuidamos de nossa aparência, cuidamos também da nossa autoestima e do bem-estar emocional. Algo fundamental nos dias atuais, pois estamos falando também de saúde mental. Minha querida amiga Margarete, sou fã do seu trabalho e de toda a sua equipe pelo trabalho desenvolvido com amor e excelência”, concluiu a vereadora. 
 
Maria Margarete Martins, representando o Espaço Margarete, utilizou a tribuna para agradecer à vereadora proponente da homenagem. Apontou que o salão está  completando 30 anos e contou um pouco do início dos trabalhos e da criação do espaço. Ela dedicou esta homenagem a seu pai, que é barbeiro de profissão e por sempre lhe mostrar a força do trabalho. Ela também salientou que seu salão é conhecido por trabalhar com noivas e é o local que faz o cabelo e a maquiagem da rainha e das princesas da Oktoberfest desde 2006. “Eu só tenho a agradecer por tudo, pelas adversidades e pelos desafios, porque todos eles me tornaram mais forte e me tornaram a mulher que eu sou”, concluiu. 
 
Ainda foi homenageada com Moção de Louvor a empresa Ar Condicionado Central Convencional Wps Ltda, pelos seus 40 anos de fundação e pela sólida relação de qualidade, pontualidade e segurança. “A empresa se destaca pelo foco na qualidade, com projetos inovadores e soluções personalizadas, contribuindo para a climatização de residências e de empresas, otimizando o consumo de energia e promovendo práticas sustentáveis que minimizam os impactos ao meio ambiente. Por seu compromisso com a excelência e por ser uma peça fundamental na economia de Blumenau, gerando conforto e bem-estar, a empresa recebe a nossa homenagem nesta noite”, pontuou a vereadora. 
 
Representando a empresa Ar Condicionado Central Convencional Wps Ltda, Simone Santos agradeceu a Câmara Municipal pela homenagem, especialmente à vereadora Cristiane Loureiro. Ela homenageou o fundador da empresa que atua firme e forte aos 65 anos e apontou que a empresa foi fundada no ano de 1984 no ramo de climatização. “Sua característica é estar sempre em constante atualização que o mercado exige para oferecer a melhor mão de obra especializada, desde serviço de instalação, manutenção, higienização e conserto de todos os equipamentos e modelos”, apontou, dizendo que foi uma honra estar sendo homenageada e representar a empresa. 
 
Também a Cooperativa de Produção e Abastecimento Vale do Itajaí – COOPER recebeu Moção proposta pela vereadora, pela celebração de 80 anos de fundação, marcados pelo engajamento à causa cooperativista no município de Blumenau. Ela contou um pouco do início da trajetória da cooperativa fundada em 1944, com o propósito de distribuir gêneros alimentícios aos seus cooperados, sempre em busca de oferecer qualidade e atendimento digno. “A Cooper merece todo o nosso reconhecimento pelo seu legado de contribuição para o desenvolvimento econômico e social da região”, ressaltou a vereadora, informando que a rede tem mais de 300 mil cooperados e 3.300 colaboradores diretos, sendo a maior cooperativa de consumo do Sul do Brasil e uma das maiores no país, com 20 filiais e 21 farmácias que atendem diversas cidades. 
 
Representando a Cooperativa de Produção e Abastecimento Vale do Itajaí – COOPER, Osnildo Maçaneiro destacou que dos 350 mil cooperados e 3.300 colaboradores diretos, são 2.000 colaboradores e 170.000 cooperados diretos que trabalham em Blumenau. Ele também destacou o trabalho da Cooper na área social, citando uma plataforma com treinamentos gratuitos que podem ser usufruídos pelos cooperados, além de ajudar várias entidades e ONGs, através do troco solidário e também das campanhas internas. “Nós temos um carinho muito grande por Blumenau que nos acolheu e nos acolhe. Nós temos uma responsabilidade muito grande com essa cidade também, pois aqui foi o começo de tudo”, finalizou, agradecendo a vereadora Cristiane e dedicando a honraria aos cooperados e aos colaboradores. 
 
Por fim, a vereadora Cristiane entregou a homenagem ao SindsegSC - Sindicato das Seguradoras, Previdência e Capitalização em Santa Catarina, pela celebração de 100 anos de fundação cuja atuação, na representação dos interesses dos associados, estimula o empreendedorismo, fomenta parcerias e promove ações comprometidas com a geração de valor e o fortalecimento do mercado de seguros. A parlamentar destacou que o sindicato desempenha um papel essencial em representar os interesses dos associados, promover capacitação profissional, além da realização de ações e projetos sociais e ambientais que fortalecem a comunidade. “Ao longo de um século, o SindsegSC tem contribuído para o fortalecimento do mercado de seguros e para a qualidade de vida dos catarinenses. Por sua rica e transformadora atuação, é com alegria que eu ofereço essa homenagem a essa entidade, que faz tanto por Blumenau e por Santa Catarina”, enfatizou a vereadora. 
 
Representando o Sindicato das Seguradoras, Previdência e Capitalização em Santa Catarina - SindsegSC, João Fazio Amato Neto, apontou que foi uma honra receber esta moção de louvor, agradecendo em nome da diretora e de todos os colaboradores à vereadora Cristiane e aos demais vereadores que aprovaram este reconhecimento do trabalho. “Ao longo dos 100 anos de história, o SindsegSC se consagrou como um pilar na promoção do desenvolvimento econômico, da sustentabilidade e da qualidade de vida para todos os cidadãos. Nós temos orgulho de fazer parte desse povo e contribuir para o progresso do Estado. Nos primeiros nove meses de 2024, o mercado de seguros catarinense indenizou e retornou para a sociedade na ordem de 4.5 bilhões de reais, reafirmando a relevância do setor na economia e no bem-estar social”, salientou, aproveitando para entregar em mãos exemplares aos vereadores da revista dos 100 anos do Sindseg.
 
Outras duas moções foram entregues pelo vereador Paulinho Muzenza. A primeira delas foi destinada a Alex Dimitriadis, pelos relevantes serviços prestados para a comunidade de Blumenau na área do voluntariado. “É o meu amigo, empresário, um homem simples, de família, um homem responsável que tem muito amor ao próximo e que tem um olhar para as famílias carentes. Eu não poderia deixar passar esses 30 dias nesta Casa Legislativa sem fazer essa homenagem para ti, meu amigo”, destacou o vereador, lembrando da doação de cestas básicas para a comunidade no ano de 2020, durante a pandemia. 
 
O homenageado Alex Dimitriadis apontou que durante a pandemia procurou, com a ajuda de outros voluntários, fazer a diferença na vida de algumas famílias carentes que não tinham condições de se manter em um período de incertezas, através da arrecadação e doação de cestas básicas para famílias da comunidade. Ele citou que teve a ajuda de muitas pessoas e também a contribuição do agora vereador Paulinho, que ajudou a fazer a distribuição e destinação para essas famílias. Também apontou a sua busca em ajudar crianças carentes com material escolar e de ações em prol das crianças em datas comemorativas. Por fim, ele agradeceu a todos os parceiros e apoiadores ao longo desta caminhada de trabalho voluntário. 
 
O vereador Paulinho Muzenza também fez a entrega de homenagem a Leonardo Friese, pelos relevantes serviços de iniciação esportiva prestados à comunidade escolar da EBM Bilíngue Professor Fernando Ostermann. O vereador destacou o trabalho que ele faz com as crianças na iniciação esportiva na região do Bairro Boa Vista. “É uma pessoa espetacular, com um coração gigantesco, que ajuda as famílias carentes. Quero também agradecer pela parceria com a doação de cestas básicas. Não poderia passar por esta Casa sem prestar esta homenagem”, destacou o vereador. 
 
O homenageado Leonardo Friese disse que foi uma honra e um privilégio poder participar desta solenidade e receber esta homenagem. Agradeceu ao vereador Paulinho pela indicação. Ele contou que faz trabalho voluntário na escola, faz parte do Conselho de Segurança e de outras atividades voluntárias. Apontou que ficou feliz em acompanhar os demais homenageados da noite que também seguem na linha do voluntariado ou fazendo ações sociais em prol da comunidade. “Muitas vezes, nós nos sentimos sozinhos nas nossas causas, precisamos do apoio de outras pessoas que se dedicam e querem fazer a diferença sem receber nada em troca, são pessoas que nos ajudam pelo fato de acreditar e querer fazer a diferença”, apontou, agradecendo a sua família e também a oportunidade  de poder compartilhar desse momento com outras pessoas que fazem a diferença na vida de outras. 
 
Para finalizar a solenidade, o Comandante do 23º Batalhão de Infantaria, coronel Antônio Fernando Adorno Cossa, parabenizou a Casa Legislativa pela solenidade de entrega das moções. Dando sequência, ele fez questão de enfatizar o trabalho desempenhado pelas forças de segurança, não só do 23º Batalhão de Infantaria, mas dos efetivos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar diante da tragédia no Rio Grande do Sul. Apontou que as forças de segurança não foram só para reforçar o efetivo na cidade vizinha, mas também para substituí-los em ações que inicialmente realizavam, visto que muitos colegas de farda do estado vizinho foram afetados tendo suas casas alagadas. Também citou as ações desempenhadas pelo 23º Batalhão de Infantaria durante a catástrofe. 

José Carlos Goes

Sou locutor tendo atuado em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Sou jornalista e trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem