![]() |
Foto/Reprodução/Divulgação |
Sem dúvida alguma o primeiro grande desafio do novo governo que se instala na prefeitura de Blumenau neste dia 1o de Janeiro de 2025 será o abastecimento d’água. Nos dois últimos meses choveram reclamações da falta d’água em diversos pontos do municípios. Os reclames foram registrados em grande quantidade nas emissoras de rádio.
E a grande pergunta é: como será o abastecimento pelo Samae no verão que se aproxima?
O Samae garante que está se preparando. Vai atuar em ações de curto e médio prazo para fortalecer o sistema de água de Blumenau, com medidas nos três pilares: captação, tratamento e distribuição/reservação de água.
A curto prazo, apresenta duas ações em andamento. A primeira delas é o bombeamento do Progresso, que vai levar a produção excedente de água tratada na ETA 3, que está instalada no bairro Progresso, para fazer o abastecimento de outros bairros, com foco na região norte da cidade. Este serviço deve ser concluído nas próximas semanas.
A segunda ação é a ampliação da captação de água bruta para a ETA 2, que fica instalada no bairro Do Salto, e atende 70% do sistema. Essa estação tem dois pontos de captação, um fica junto da Usina do Salto e outro numa área atrás da Associação dos Servidores do Samae. É neste ponto, atrás da associação, que está sendo instalado um novo equipamento que vai dobrar a capacidade de captar água do Rio Itajaí-Açu. Com isso, a expectativa do Samae é mais água à disposição da ETA 2 para fazer o tratamento e, posteriormente, a distribuição.
A administração do Samae explica que essas são ações que vão fortalecer o sistema quando aumentar a demanda por água. Além disso, informou que ampliou a frota de caminhões-pipa, passando de três para seis veículos, que vão atuar conforme a necessidade. E também anunciou a ampliação da rede de distribuição em mais 17 quilômetros, com o foco de melhorar a adução de água nos bairros onde as redes estão sendo instaladas, como é o caso da Rua Arno Delling, no bairro Itoupavazinha.
A médio prazo a autarquia anunciou a construção da ETA 5 na Rua Ari Santerri, no bairro Salto do Norte, em um terreno próximo da Ponte do Salto. No momento, está sendo feito o trabalho de demolição e desmontagem da estrutura que estava instalada ali. Enquanto isso, a empresa que venceu a licitação está construindo os três módulos pré-fabricados que serão instalados futuramente no local.
Juntos, estes três módulos vão tratar 300 litros de água por segundo, prevê o Samae. Essa unidade vai produzir e distribuir água para sete bairros da região Norte de Blumenau: Itoupava Central, Fidélis, Itoupavazinha, Fortaleza Alta, Testo Salto, Badenfurt e Salto do Norte. A expectativa é que a estrutura esteja em operação no 1º semestre de 2025. Com a ETA 5 em ação, diminuirá o nível de exigência da ETA 2 e será possível implementar ações de modernização nela.
Outras duas ações a médio prazo em andamento também foram anunciadas. Uma delas é a construção de uma nova unidade para captar água bruta na ETA 2. Com essa obra, o Samae vai deixar a PCH Salto, da Celesc, e passará a captar a água do Rio Itajaí-Açu em nova e moderna estrutura, a ser construída em uma área que pertence ao Samae e fica perto de onde está instalada a ETA 2.
"Além de evitar que a água captada percorra quase 2 quilômetros entre o ponto da captação e o início do processo de tratamento, a expectativa é que com o novo sistema tenha-se um ganho de 60% na capacidade de captação de água bruta, passando dos atuais 970 para 1.600 litros por segundo, mirando as futuras demandas de consumo. A ordem de serviço para essa obra já foi assinada em setembro e o investimento global ultrapassa a casa dos R$ 46 milhões", explica o Samae.
Uma outra ação a médio prazo é a construção de um novo reservatório. Ele será instalado no bairro Itoupava Norte. Com capacidade de armazenar até 2 milhões de litros de água, a estrutura vai beneficiar diretamente 20 mil pessoas que moram na região. Está em processo de licitação, completa o anúncio da autarquia responsável pelo abastecimento d'água em Blumenau.