Foto/Eraldo Schnaider |
Desde a pandemia de Covid-19, o Transporte Coletivo de Blumenau não apresentava números tão expressivos. Na quarta-feira, dia 16/10/24, foram 81.573 passageiros utilizando o transporte coletivo. A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), realiza o levantamento diário desses números, que se mantém em uma média de 70 mil passageiros diários.
Para o diretor de Transportes, Lairto Leite, diversos fatores contribuíram para esse crescimento. “Ontem foi dia de desfile da Oktoberfest na Rua 15 de Novembro e muitas pessoas optaram pelo transporte coletivo, tanto as pessoas que desfilaram quanto os espectadores. É um número que não alcançávamos há muito tempo, inclusive no sistema de Integração Temporal. Desde o lançamento, o maior número de integrações ocorreu ontem, com um crescimento de 8,14%. Nossa expectativa é que continue assim,” afirma.
Na segunda e terça-feira, dias 14 e 15, os números foram 68.778 e 72.333 passageiros, respectivamente. No sistema de integrações, foram registrados 254 na segunda-feira, dia 14, e 257 na terça-feira, dia 15. “São números significativos desde a pandemia. Praticamente batemos um recorde que não acontecia há quase quatro anos. Nosso objetivo é fortalecer cada vez mais o uso do transporte coletivo em Blumenau,” destaca o secretário da SMTT, Fábio Campos.
Confira os números da semana do recorde:
Passageiros Integração Temporal
- Segunda-feira, dia 14: 254 passageiros
- Terça-feira, dia 15: 257 passageiros
- Quarta-feira, dia 16: 278 passageiros
Passageiros /dia
- Segunda-feira, dia 14: 68.778 passageiros
- Terça-feira, dia 15: 72.333 passageiros
- Quarta-feira, dia 16: 81.573 passageiros
Integração Temporal
A Integração Temporal é a integração fora dos terminais, permitindo ao passageiro saltar de um ônibus e embarcar em outro pagando apenas uma passagem, dentro do tempo e das linhas predeterminadas para cada Matriz de Integração.
Como funciona a Integração Temporal:
1. Embarque no ônibus, pagamento da passagem aproximando o cartão no validador.
2. Desembarque em um ponto pré-determinado que já é programado para outra linha e dentro de um tempo que pode variar entre 15 a 60 minutos (dependendo da Matriz de Integração).
3. Realize o embarque em outro ônibus, desta vez sem pagar a passagem. É necessário fazer o procedimento de aproximação do Cartão Blumob no validador, mas desta vez sem o desconto da passagem.
Regras simples:
- A Integração Tarifária vale sempre apenas entre dois ônibus.
- O passageiro tem entre 15 e 60 minutos entre o embarque em um ônibus e o embarque em outro.
- O tempo começa a contar no momento da aproximação do cartão no validador do primeiro ônibus, até a aproximação do cartão no validador do segundo ônibus.
- Caso o tempo pré-determinado para cada matriz de integração seja ultrapassado, haverá desconto de uma nova tarifa.
- O ônibus deve ser sempre de outra linha e em sentido oposto.
- A Integração Temporal vale apenas para os cartões Passe Fácil, Trabalhador e Estudante.
- Não é válido para pagamento em dinheiro.
- Não é válido no terminal.
- A Integração Temporal é válida apenas de ônibus para ônibus e sempre fora dos terminais.
- O limite é de dois ônibus de linhas diferentes, em sentidos contrários, para cada passagem paga.
- O limite é de duas Integrações Temporais por dia (ida e volta).
- A integração é válida de segunda a sexta-feira.
- Caso a integração prevista na linha não seja completada, o passageiro deve entrar em contato com a Concessionária Blumob pelo SAC no fone: 0800 008 0900, no site ou app (BluMob) para sanar dúvidas ou registrar reclamações. Consulte no link