Foto/Michele Lamin/Prefeitura Blumenau |
Talvez essa edição da Oktoberfest seja a mais inclusiva da sua hisistória. A ParaOktober reuniu conforto e acessibilidade a alunos e atletas com deficiência na tarde desta quarta-feira, 23, no Spaten Platz. Foi um momento de descontração pensado e organizado para acolher e respeitar os diferentes públicos que participam da festa mais alemã das Américas.
Para a vice-prefeita, Maria Regina de Souza Soar a Oktoberfest se tornou uma festa totalmente inclusiva, dando acessibilidade e a oportunidade para todas as pessoas com deficiência fazerem parte da festa.
“Esse ano, a gente está aqui e essa tarde é o momento para eles, porque a gente sabe da importância que essas pessoas têm para cada um de nós. É por isso que a gente resolveu fazer essa tarde inclusiva, para dar essa oportunidade para todos eles”, declara a vice-prefeita.
E os participantes com deficiência manifestaram a sua opinião:
Manuela Vieira diz que é maravilhoso estar em um lugar que tem inclusão. “Aqui eu me sinto incluída na sociedade, em casa. É gratificante estar com eles, minha segunda família.”
Gabriel Rodrigues de Andrade veio de Balneário Camboriú para curtir a Oktoberfest. “Já conheço a festa, mas a ParaOktober é a primeira vez e estou curtindo muito, está perfeita.”
Já Júlia Vitória de Morais Batista está curtindo a ParaOktober pela quarta vez. “Eu acho que é um evento necessário, não só para a diversão dos atletas ou das pessoas com deficiência, mas para a conscientização das outras pessoas que não têm deficiência em saber que existe, sim, outro mundo de pessoas com deficiência e diversidade.”
A moradora de Luiz Alves, Suelen Reichert, diz que é a segunda vez que vem à Oktoberfest. “Esse evento pra gente está muito legal, estou me divertindo bastante.”
Por sua vez Giselle Chirolli, secretária da Pessoa com Deficiência e Paradesporto, diz que a ParaOktober é uma ação que acontece há quase dez anos. “É um espaço de integração maravilhoso, algo inovador no Brasil. Esse momento aqui não é só mais para o desporto, hoje nós integramos a empregabilidade, o empreendedorismo e a música que a gente tem. Tornamos a Oktoberfest cada vez mais acessível, proporcionando a ParaOktober para todos, integrando e fazendo as pessoas com deficiência cada vez mais felizes.”
Além da acessibilidade no Parque Vila Germânica, as pessoas com deficiência podem contar com transporte gratuito, com o táxi indo até a casa da pessoa e auxiliando no embarque e acomodação no veículo.
Chegando ao Parque Vila Germânica, todas as entradas possuem acessibilidade e, em especial, as entradas um e cinco têm área informativa para PcD.
Para as pessoas com deficiência auditiva, tradutores da Língua Brasileira de Sinais (Libras) ficam de plantão todas as noites para atendimento presencial ou por meio das câmeras do celular e as informações são disponibilizadas nos telões nos intervalos das atrações.
Além do site oficial da festa com mais de 35 recursos para tornar a navegação mais acessível e confortável para pessoas com alguma deficiência, há alterações nos balcões de atendimento dos pontos de alimentação, bebidas, nos caixas da praça de alimentação e nos banheiros.