Câmara de Blumenau aprova projeto "Criança não namora nem de brincadeira"

Foto/Denner Ovidio/Arquivo

Em sua sessão ordinária dessa quinta-feira (18/10) a Câmarara de Vereadores de Blumenau aprovou   o Projeto de Lei 9024/2024, de autoria da vereadora Silmara Miguel (PSD), que institui a Semana Escolar de Conscientização ‘Criança não namora, nem de brincadeira!’, a ser comemorada, anualmente, na semana em que abranger o dia 12 de junho (Dia dos Namorados).

"Os objetivos são conscientizar as crianças, pais e educadores sobre a importância de entender a necessidade de a criança aproveitar sua infância com plenitude e as consequências de um relacionamento precoce; alertar a sociedade na totalidade sobre os riscos de expor as crianças a condutas próprias da idade adulta, especialmente, quando o assunto são as relações amorosas; e orientar as famílias, educadores e alunos acerca das leis que norteiam o assunto e protegem a integridade sexual e psicologia da criança” destaca a vereadora. 

A autora defendeu que a antecipação de qualquer etapa para as crianças é de extremo prejuízo para um desenvolvimento sadio. Disse que é dever da sociedade evitar qualquer tipo de adultização e erotização e citou o Artigo 7 do Estatuto da Criança e do Adolescente. Assinalou que o projeto tem o objetivo de disseminar essa mensagem, pois entende que incentivar crianças a terem “namoradinhos” pode ser porta para o abuso infantil. “Os dados apontam que apenas 7,5% dos casos de estupro de vulnerável são denunciados. O perigo de erotizar a criança, é que no momento do abuso ela vai tratar aquilo com normalidade. O agressor não vai ser denunciado, mas criança vai levar as cicatrizes pelo abuso pelo resto da sua vida”, apontou. 

O projeto ainda precisa ser votado em redação final na Casa para então seguir para sanção do prefeito.

José Carlos Goes

Sou locutor tendo atuado em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Sou jornalista e trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem