Racli inicia demissão em massa após anúncio de greve pelos coletores de lixo

Reposição de luvas era uma das reinvidicações. Foto/José Carlos Goes

A Racli Limpeza Urbana concessionária da coleta de lixo em Blumenau iniciou na manhã de hoje um processo de demissões em massa depois de um anúncio de greve para este sábado. Os coletores de lixo haviam anunciado a paralisação diante do fato, segundo eles, de a empresa não ter atendido as reivindiccações da categoria.

Além de reajuste salarial, os trabalhadores pediam melhores condições de trabalho. Exibiram vídeos mostrando caminhões quebrados, sem manutenção e falta de reposição de intens de IPI (luvas e botas).

Na manhã de hoje (19/09) estivemos na empresa onde os trabalhadores exibiram luvas rasgadas. "Sem a troca de luvas ficamos sem proteção porque manuseamos todo tipo de material, desde vidros quebrados e materiais que oferecem perigo a nossa saúde como bactérias e produtos químicos", disse um dos trabalhadores. Ele disse que trabalhou na chuva com botas molhadas porque não tinha outras para fazer o revezamento.

Já os caminhões, apresentam diversos problemas como mecânicos e sem manutenção como esse do vídeo abaixo que não tinha iluminação oferecendo risco de acidentes (colisão traseira). 

Até o presente momento a empresa Racli não se manifestou sobre esta situação levada a público pelos trabalhadores.  

José Carlos Goes

Sou locutor tendo atuado em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Sou jornalista e trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem