Emergências psiquiátricas são tão sérias quanto emergências físicas. Tema foi discutido em simpósio

Foto: Daniela Melo/SES

Situações de crise mental podem ser tão graves quanto as emergências físicas, exigindo cuidado e atenção especial. Com o foco em qualificar e melhorar o atendimento dos profissionais de urgência, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou nesta segunda e terça-feira, 16 e 17, o primeiro Simpósio Catarinense de Emergências Psiquiátricas, na UNISUL de Pedra Branca, em Palhoça. O encontro foi organizado este mês, em alusão ao Setembro Amarelo

“A realização do Simpósio demonstra a preocupação do Governo do Estado em aproximar os diversos órgãos que atendem as situações de urgência psiquiátrica, buscando além da integração, a união de esforços para um atendimento mais dinâmico e humanizado com foco principal na prevenção da vida. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu 192, mantém a escuta permanente a todas as situações de urgência da população catarinense. Os profissionais estão prontos e preparados para atender em diversas situações”, ressalta Marcos Fonseca, superintendente de Urgência e Emergência.

O objetivo do evento foi romper paradigmas e trazer uma abordagem mais humanizada para as emergências psiquiátricas. Foram apresentadas atualizações científicas e compartilhadas práticas de atendimento que colocam o bem-estar do paciente em primeiro lugar. Além disso, foi um espaço de reflexão e aprimoramento sobre o atendimento emergencial em saúde mental.

O número de ocorrências psiquiátricas vem crescendo em todo país. Lidar com essas situações exige preparo técnico, empatia e acima de tudo um sistema integrado que permita respostas ágeis e eficazes. “Todos os dias atendemos inúmeros casos psiquiátricos em Santa Catarina. O evento quebra paradigmas e traz conhecimento para todas as equipes da rede de saúde. Além disso, reforça o papel de cada um neste contexto, para prestar atendimento de qualidade. Desmistificar  o tema e criar ambientes onde as pessoas se sintam à vontade para compartilhar seus sentimentos são passos muito importantes”, acredita o psiquiatra André Roeder, coordenador da Central de Regulação de Urgência (CRU) de Blumenau.

Com uma programação ampla, o Simpósio Catarinense de Emergências Psiquiátricas contou com palestras, workshops e mesas de debates buscando engajar todos os profissionais envolvidos nas emergências psiquiátricas e proporcionando um espaço para a troca de experiências e boas práticas.

Daniela Melo
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde

José Carlos Goes

Sou locutor tendo atuado em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Sou jornalista e trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem