Foto: Richard Casas/GVG |
A vice-governadora Marilisa Boehm conheceu as novas instalações do Centro Integrado de Educação Especial Fênix, que é gerido pela APAE de Gaspar. Na visita, realizada na tarde desta sexta-feira, 30, ela viu o resultado do investimento de R$ 5,2 milhões feito pelo Governo do Estado na unidade que atente 1.145 alunos de zero a 77 anos de idade.
“Fiquei muito contente com tudo o que foi feito. As melhorias e os equipamentos atendem com muita qualidade e segurança quem estuda e quem trabalha aqui, além de garantir tranquilidade para as famílias dos estudantes”, destacou Marilisa.
De acordo com a diretora geral do centro de ensino, Michele Tatiana Cardoso, o apoio do governo estadual, por meio da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), foi decisivo para o aprimoramento das atividades que eram realizadas no local. “Conseguimos proporcionar um espaço de qualidade e ambientes climatizados para oferecer um melhor atendimento para os educandos, suas famílias e nossos colaboradores”, garantiu. Segundo ela, os familiares dos alunos da faixa etária entre zero e seis anos acompanham os trabalhos realizados na unidade. “E com esse investimento que recebemos do governo, pudemos criar uma área ampla e climatizada, para garantir o conforto destas famílias”, citou.
Durante a visita, o presidente da APAE de Gaspar, Clarindo Fantoni, explicou à vice-governadora que os investimentos foram direcionados para fazer toda a reforma do setor administrativo, as salas da equipe de saúde, onde trabalham fonoaudiólogo, fisioterapeuta, médico e nutricionista, 10 salas de aula e 15 banheiros. “Hoje temos 5.400 metros quadrados de estrutura física. Foi possível melhorar as condições de trabalho para todos os nossos 90 colaboradores, incluindo o pessoal da parte médica, da equipe da cozinha, limpeza e transporte”, comentou.
“A APAE tem muita importância para Santa Catarina e está entre as prioridades permanentes do nosso governador Jorginho Mello e minhas. O Governo do Estado agradece o empenho da equipe da APAE, que faz esse importante trabalho para essas pessoas que fazem parte da sociedade catarinense”, assegurou a vice-governadora.
Em 2023, por meio da FCEE, o governo catarinense repassou mais de R$ 244 milhões para as 244 instituições conveniadas que são especializadas na educação especial. Os repasses incluem os valores do Modelo de Repasse Direto (MRD), para contratação direta de professores e demais profissionais necessários, e dos programas Lei Estadual 13.334/2005 (Fundo Social) e Acolher, destinado à manutenção das atividades técnico-pedagógicas.
Jornalista Alessandro Bonassoli
Assessoria de Comunicação