Blumenauense Tiago Splitter comanda o Paris Basketball em sua primeira experiência como técnico

Foto/Divulgação

O  catarinense, Tiago Splitter, inicia na temporada 2024/2025 o seu primeiro desafio na carreira como técnico de basquete após assumir o comando do Paris Basketball, que disputa a primeira divisão da liga francesa.

O anúncio do catarinense no comando da equipe foi ainda antes dos Jogos Olímpicos de Paris quando Splitter integrava a comissão técnica da seleção brasileira masculina que chegou até as quartas de finais do torneio olímpico.

Desde que encerrou oficialmente a carreira como atleta de basquete, Tiago Splitter exerceu nos últimos anos a função de assistente técnico em equipes dos Estados Unidos, primeiro no Brooklyn Nets entre os anos de 2019 até 2023 e em seguida no Houston Hockets, entre os anos de 2023 e 2024.

Estreia na Euroleague

A presença do ex-atleta catarinense como técnico será também em uma temporada das mais importantes para o Paris Basketball, que pela primeira vez fará a sua estreia na Euroleague, torneio que reúne os melhores clubes da Europa disputando o título continental.

O Paris Basketball tem uma história curta no esporte mundial e foi criado apenas no ano de 2018, porém com apenas três anos de atividades conquistava os seus primeiros grandes resultados como o primeiro acesso em  2021 e o mais recente, o vice-campeonato da liga francesa na última temporada.

História

Formado na Sociedade Recreativa e Esportiva Ipiranga em Blumenau, Tiago Splitter fez história no basquete ao se tornar o primeiro brasileiro a conquistar o título da NBA, feito atingido na temporada de 2014 quando defendia o San Antonio Spurs.

Pela seleção brasileira foi tricampeão da Copa América, medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, na República Dominicana em 2003; e representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012.

José Carlos Goes

Sou locutor. Atuei em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Atualmente trabalho na Massa FM de Blumenau e mantenho esse blog. Sou jornalista. Trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem