Encontro de gerações: Adolescentes da Escola Pedro II participam do projeto “De Guru para Guri”

Foto/Divulgação

Com a participação de cerca de 20 adolescentes, essa semana, ocorreu o primeiro encontro da quinta edição do projeto social “De Guru para Guri”, do Centro de Inovação Blumenau (CIB). Essa edição é com alunos do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual Pedro II, de Blumenau. A idealizadora do projeto, Malvina Juliane Ribeiro, conta que o objetivo é de criar uma ponte entre jovens e idosos, que muitas vezes têm dificuldades de se comunicar e entender um ao outro.

Serão 6 encontros até o final de 2024 e eles terão momentos com 15 gurus que abordam assuntos como: intergeracionalidade, transmissão de valores, empreendedorismo, modelagem de negócios e noções sobre o envelhecimento. “O Brasil está envelhecendo e é necessário que os jovens aprendam a lidar com as pessoas mais velhas”, explica.

Para isto, os alunos são desafiados a buscar soluções para 5 problemas dos 60+, apresentados pelos gurus. Os gurus ensinam o diagrama de ideação e modelagem de negócios para que eles possam estruturar os seus projetos e, então, os adolescentes precisam validar o problema e buscar as soluções junto aos seus pais e avós.

Os gurus são profissionais renomados em suas áreas e com mais de 60 anos. Porém, há uma guru, mais jovem, com quase 55 anos, a empreendedora Claudia Lindner. Malvina explica que Claudia tem  uma excelente comunicação com os jovens e, por isso, foi convidada para ajudar no projeto com a sua experiência. “Eu me sinto muito honrada em poder ajudar os jovens a se tornarem cidadãos mais conscientes e que respeitam a experiência dos mais velhos”, comenta Claudia.

Os encontros acontecem  a cada 15 dias, alguns na escola e outros no CIB. No final do projeto, eles participam do Hackathon, momento em que os alunos apresentam soluções para alguns problemas da terceira idade e são premiados os três melhores projetos.

José Carlos Goes

Sou locutor tendo atuado em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Sou jornalista e trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem