Foto: https://agevisa.pb.gov.br/ |
A preocupação da comunidade levada ao ar durante o programa Microfone Aberto da Rádio Massa FM do último dia 6 de Junho mobilizou a Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Blumenau. Ouvintes relatavam presenciarem alunos da escola Anita Garibaldi no Bairro Itouva Central fumando cigarro eletrônico na entrada e na saída da escola. O poder público emitiu uma nota que você confere a seguir:
"A Secretaria Municipal de Educação (SEMED), em conformidade com o Currículo da Educação Básica do Sistema Municipal de Ensino de Blumenau, enfatiza a prevenção da saúde em todos os aspectos. Nas formações continuadas e nas reuniões de diretores e coordenadores pedagógicos, é destacada a importância de coibir o uso de qualquer substância ilícita. Todas as instituições de ensino são orientadas a incluir em seus Projetos Político-Pedagógicos e Regimentos Internos a prevenção do uso abusivo de qualquer tipo de drogas ilícitas. As escolas são instruídas a, ao perceberem o uso de tais substâncias, recolhê-las e tomar as devidas providências, incluindo alertar os pais sobre os malefícios. É proibido o uso de qualquer substância ilícita dentro do ambiente escolar.
A Instituição de Ensino, em consonância com as diretrizes da Secretaria de Educação, tem observado as prerrogativas mencionadas, embora algumas restrições surjam quando o uso do cigarro eletrônico ocorre fora das dependências da instituição, como na saída dos estudantes, ou quando é aprovado por algumas famílias, resultando, muitas vezes, na desconsideração da autoridade e do cumprimento da legislação vigente.
Considerando o aumento do consumo de cigarros eletrônicos, a SEMED planeja realizar uma transmissão ao vivo (live) com os pais para discutir esse tema".