Moradores da Rua Primeiro de Janeiro sofrem com qualquer enchente. Mobilização para a construção de um dique foi iniciada na Câmara pelo vereador Almir Vieira

Foto: Arquivo/José Carlos Goes

Pelo menos duas famílias tiveram que ser socorridas em abrigo com a enchente do final de semana quando o Rio Itajaí Açu atingiu a marca de 8metros e 67 cm na madrugada de sábado para domingo (19/05). Elas moram na Rua Primeiro de Janeiro, a primeira a ser atingida quando o nível do rio ultrapassa os 8 metros.

A enchente na região tem uma característica diferente: o ribeirão itoupava é represado pelas águas do Itajaí Açu, e faz com que o nível se eleve. A enchente vem pelas bocas de lobo e atinge as residências.

Por isso a comunidade local aguarda com grande expectativa a respostas do Fórum Parlamentar que esteve reunido em Blumenau no início do mês de Maio.

O  Fórum Parlamentar Catarinense reuniu senadores e deputados federais em Blumenau para discutir as demandas regionais cruciais para o desenvolvimento da cidade. Entre os presentes, destacou-se o presidente da Câmara de Vereadores, Almir Vieira (PP).

Em uma atmosfera de cooperação e diálogo, Almir Vieira apresentou um projeto voltado para a construção de um Dique na rua 1° de Janeiro. Sua intervenção foi marcada por uma visão proativa em relação à prevenção de enchentes, ressaltando a importância de medidas preventivas para proteger a cidade e seus habitantes de futuras calamidades. A região da rua 1° de Janeiro é a primeira a ser alagada em Blumenau, quando o rio Itajaí-Açú atinge a marca de 7,5m.

Vieira trouxe à tona a vulnerabilidade específica da rua 1° de Janeiro, destacando sua condição como uma das áreas mais afetadas e a primeira a ser atingida durante eventos extremos de precipitação. A instalação de um dique nessa localidade não apenas protegeria os residentes locais, mas também reforçaria a resiliência da cidade como um todo.

“Precisamos criar uma forma de proteção para a região da rua 1° de Janeiro que historicamente sofre com as cheias, precisamos unir esforços entre todos os poderes e buscar uma solução concreta para esse desafio. Não podemos esperar uma próxima enchente para debater sobre a proteção das nossas famílias” afirma o presidente da Câmara de Vereadores, Almir Vieira

Durante sua fala, o parlamentar relatou a importância que o Dique da Fortaleza teve durante as cheias de outubro do ano passado. O equipamento, que foi inaugurado em 2014, hoje conta com duas bombas e geradores de energia, tem o papel de proteger o bairro da Fortaleza e região nos períodos de enchentes, impedindo que as águas do Rio Itajaí-Açu entre no bairro.

Vieira enfatizou a necessidade urgente de investir em infraestrutura resiliente para enfrentar os desafios climáticos. Sua proposta não apenas visa mitigar os impactos das cheias, mas também representa um compromisso com a proteção civil e o bem-estar da comunidade.

José Carlos Goes

Sou locutor tendo atuado em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Sou jornalista e trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem