Foto: Michele Lamin |
Já está a caminho do Rio Grande do Sul o maquinário e os operadores que Blumenau está colocando à disposição da cidade de Lajeado. Paralelamente à comitiva que partiu nesta segunda-feira, 13, uma equipe de apoio emocional também segue viagem, porém esta tem como destino o município de Estrela.
Nesta missão de acolhimento à cidade de Lajeado, o Samae disponibilizou duas retroescavadeiras, dois caminhões pipa e mais duas caçambas, além de seis operadores. Já a Intendência Distrital da Vila Itoupava está fornecendo uma retroescavadeira, uma caçamba e um caminhão pipa e mais sete operadores.
Da Secretaria de Saúde (Semus) uma equipe de apoio emocional, contendo dois enfermeiros, um médico e um psicólogo também seguem para o Rio Grande do Sul, levando um pouco da experiência para lidar com grandes tragédias aos moradores da cidade de Estrela.
“Blumenau em sua história passou por mais de 100 enchentes e isso nos deu um preparo e uma expertise em lidar com adversidades deste gênero, então porque não auxiliar nossos irmãos, com mão de obra e com maquinários para esta fase de resposta nestes locais tão atingidos ”, reflete o prefeito Mário Hildebrandt.
Campanha de arrecadação
Paralelamente ao envio dos maquinários e do suporte técnico, Blumenau prossegue com a campanha de arrecadação em prol do Rio Grande do Sul. Inclusive duas carretas partem hoje de Blumenau, uma delas com destino a Lajeado e outra para Estrela.
As arrecadações continuam sendo aceitas nos pontos de coleta e o Setor 3 do Parque Vila Germânica continua como centro de distribuição dos donativos. Para esta terça-feira, 14, um novo carregamento de mantimentos está previsto.