Foto: Giovanni Silva |
Rafael Melati, Policial Rodoviário Federal, ocupou a tribuna livre na sessão desta terça-feira (30) para trazer informações sobre o movimento Maio Amarelo em Blumenau. Disse que nesse ano o movimento completa 11 anos e questionou quantas vezes nós devemos nos esforçar para resolver um problema, respondendo em seguida que é preciso esforço até resolvê-lo. “Não resolvemos ainda o problema do trânsito, o que mostra que devemos nos esforçar mais e buscar novas soluções”, assinalou.
Citou entidades e empresas engajadas no movimento mas salientou que é preciso que cada cidadão olhe para si, prevenindo acidentes refletindo sobre suas próprias atitudes. Anunciou que o slogan do Movimento esse ano é “A paz no trânsito começa por você”.
Pediu que as pessoas reflitam sobre qual gatilho as fazem dirigir de maneira agressiva. Apontou que a pressa no trânsito faz as pessoas ficarem egoístas e impacientes com o erro dos outros. “É aí que o cidadão comete injustiças e todo o trabalho do Maio Amarelo e seus apoiadores vai por água abaixo”, disse, acrescentando que Blumenau tem educação, mas tem muita pressa, e que Santa Catarina é um dos estados que mais registra acidentes de trânsito.
Abordou a realização da Semana Municipal de Trânsito, focada no trabalho com as crianças, fazendo os alunos se tornarem protagonistas e mostrarem para a sociedade blumenauense como estão fazendo esse papel. Também disse que a PRF retomou o projeto Carreta Cinema Rodoviário, e falou que curtas metragens feitos por crianças percebendo o problema no entorno da comunidade escolar poderão ser exibidos nesse cinema.
“Pretendemos envolver toda a sociedade e contamos com a Câmara de Vereadores de Blumenau para essa transformação da cultura do município a partir da escola”, finalizou.