Foto: Marcelo Martins |
Estrutura histórica da cidade ganhou nova pintura, mobiliário urbano, além de guarda-corpos mais seguros para contemplação da paisagem.
Uma das pontes mais antigas do município que cortam o Rio Itajaí-Açu, está totalmente revitalizada e entregue a comunidade blumenauense. Cartão postal icônico da cidade a Ponte Eng. Antonio Vitorino Ávila Filho, popularmente conhecida como Ponte dos Arcos, ganhou nova pintura, mobiliário urbano, além de guarda-corpos mais seguros para contemplação da paisagem.
“Para nós é uma enorme satisfação recuperar esta estrutura histórica da cidade, mas também humanizar a ponte, para que com ela revitalizada possamos atrair mais pessoas para este cartão postal de Blumenau, dando a ela o devido valor legítimo que ela merece”, analisa o prefeito Mário Hildebrandt.
Embora tenha sido inaugurada em 1951, somente três anos mais tarde que a Ponte dos Arcos foi ativada para uma viagem de trem até a estação em Itajaí, com a ilustre presença do então Presidente da República João Café Filho.
Além da sua importância histórica para Blumenau nos tempos da estrada férrea, décadas mais tarde, o acesso foi adaptado para comportar veículos, sendo até hoje um acesso importante entre os bairros Vorstadt e Ponta Aguda. A ponte possui 160 metros de comprimento, com três arcos atarantados de 41,65 metros cada um e leva o nome em homenagem ao engenheiro Antonio Vitorino Ávila Filho que muito batalhou para a realização da construção.
Teremos mais um atrativo turístico para nossa cidade, agora todos poderão apreciar o rio e o local que abrigou uma importante rota ferroviária, em lugar que está totalmente renovado e revitalizado. Esta entrega mostra, o quanto estamos investindo em Blumenau, no crescimento da nossa cidade, preservando ao mesmo tempo a nossa história, que é tão importante”, ressalta o secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel.
A temática utilizada na pintura da ponte levou em conta a mistura das cores. “Através das cores foi pensado em expressar luzes em movimento, simbolizando todos os tipos de meio de transporte, sem esquecer-se dos trilhos do trem, representado aqui na pintura por estas linhas brancas”, analisa o secretário de planejamento urbano, Éder Boron.
A revitalização da Ponte dos Arcos contou com um investimento de R$ 912 mil, com recursos próprios da Prefeitura de Blumenau. A pintura da estrutura contou com a parceria do Movimento Tudo de Cor, uma iniciativa da Tintas Coral que já contribuiu com a revitalização de vários pontos no Brasil, inclusive em Blumenau, na Cachoeira de Concreto.