Imagem ilustrativa |
A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (Seidep), inicia na próxima semana o cadastro para entregar o Cordão de Girassol. Criado pela Lei Federal 14.624/23 e pela Lei Municipal 9.347/2023 e com uso regulamentado pelo Decreto Municipal 15.152/24, o cordão é um instrumento auxiliar de orientação para identificação de pessoas com deficiência oculta em Blumenau.
O credenciamento inicia na próxima semana, nos dias 27 e 28 de março, quando haverá um mutirão do Cadastro Municipal de Pessoas com Deficiência, destinado para todas as pessoas com deficiência (física, mental, intelectual ou sensorial e TEA, segundo as Leis 13.146 e 12.764). O evento será no setor 3 do Parque Vila Germânica, das 9h às 19h. Já a distribuição iniciará nas próximas semanas, já que os cordões ainda precisam ser confeccionados. O cordão será oferecido gratuitamente e será entregue na sede da Seidep, na Rua 4 de Fevereiro, 280, bairro Itoupava Norte. As famílias cadastradas serão avisadas assim que o cordão estiver disponível.
“Esse cordão tem por objetivo garantir atenção integral e prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. É mais uma grande conquista para a cidade de Blumenau, que se torna cada vez mais inclusiva”, afirma a secretária da Seidep, Giselle Margot Chirolli.
“Essa é mais uma ação que visa cada vez mais a inclusão de todas as pessoas em nosso município. E a comunicação é uma ferramenta fundamental para a garantia desse direito. Por isso, identificar questões pessoais para facilitar o conhecimento e atendimento dessas demandas específicas é fundamental nesse processo”, destaca a vice-prefeita de Blumenau, Maria Regina de Souza Soar.
O vereador Maurício Goll foi o autor do projeto que criou a Lei do uso do cordão de girassol em Blumenau. Veja aqui: