Foto: Arquivo/Divulgação/PM |
Abordagem Social faz Operação Acolhida em parceria com as Polícias Militar e Civil
A equipe passou por oito locais na região central da cidade para abordar as pessoas em situação de rua e ofertas os serviços
A Abordagem Social da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes) realizou a Operação Acolhida, uma ação integrada com as polícias Militar e Civil na noite desta quarta-feira, dia 28. A equipe por oito locais da região central da cidade para abordar as pessoas e ofertar os serviços para eles.
Ao todo 10 pessoas foram abordadas e três aceitaram acolhimento. As situações atendidas neste dia estavam mapeadas pela equipe da Abordagem Social de acordo com as diversas demandas que o município recebe, mas não pode atuar sozinho.
“É um trabalho difícil e essa ação integrada entre as forças de segurança e nossa equipe da Assistência Social é fundamental. Além de garantir a proteção dos servidores que fazem as abordagens, temos também a possibilidade de identificar possíveis infratores ou situações pendentes com a Justiça. Já deixamos alinhado com a Polícia Militar e a Polícia Civil e esse será apenas o início dos trabalhos em conjunto nas ruas de Blumenau”, destaca o prefeito Mário Hildebrandt.
Cada órgão presente atuou conforme suas atribuições. A Abordagem Social ofertou os serviços da Assistência Social para os usuários, fazendo o convencimento para que aceitem o acolhimento em abrigo ou os atendimentos do Centro POP, além de ofertar comunidade terapêutica. A Polícia tem o papel de resguardar a equipe da Semudes e atuar nas situações de risco nos territórios.
"Para nós, é importante ter a parceria da Polícia Militar e da Polícia Civil, pois recebemos muitas demandas que vão além do papel da Abordagem Social. Com o auxílio destes órgãos podemos alcançar estes usuários e oferecemos nossos serviços, que buscam resgatar sua autonomia e dignidade das pessoas em situação de rua", comenta a secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia Morastoni Sasse.
Confira os serviços para a população em situação de rua
A Abordagem Social é o serviço que está nas ruas e faz a busca das pessoas em situação de rua ofertando os outros serviços da Semudes, como abrigos e atendimentos do Centro POP. A equipe atende de segunda a sexta-feira das 5h à 1h e fins de semana das 8h às 20h.
O abrigo Municipal de Blumenau (Amblu) tem funcionamento 24 horas e desde o ano passado a Semudes tem convênio com a Associação Família Feliz com 80 vagas de acolhimento em abrigo e casa de passagem da entidade.
E o Centro POP é o serviço em que o público que não adere ao acolhimento do Amblu é atendido com alimentação, higiene pessoal, atendimento e acompanhamento psicossocial. O Centro POP atende das 7h às 16h e está localizado na Rua Rudolf Roedel, 147, bairro Salto Weissbach.
As equipes técnicas que acompanham os usuários atendidos nos serviços realizam a busca familiar, encaminhamentos para fazer documentação e ainda trabalha com a inserção deles no mundo do trabalho. Além de repassar passagem para que as pessoas pudessem retornar para suas cidades de origem. A Diretoria de Políticas sobre Drogas e Reintegração Social também realiza o encaminhamento desses usuários para comunidades terapêuticas.
A Semudes também reforça a importância da colaboração da comunidade blumenauense em não dar esmolas, e sim acionar os serviços da Prefeitura para que a população em situação de rua receba todos estes atendimentos. Ao encontrar uma pessoa em situação de rua, acione a Abordagem Social pelo telefone 156, opção 2.
OUÇA MAIS DETALHES AQUI COM A SECRETÁRIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PATRÍCIA SASSE:
Ouça "Polícias civil e militar em parceria com a Abordagem Social da Prefeitura fazem operação para acolher moradores de rua" no Spreaker.