Atual legislatura da Câmara de Vereadores de Blumenau se torna a mais inclusiva da história

Arte: Fala Goes

Vagas preferenciais para portadores de fibromialgia, implantação no município do cordão de girassol para identificar as pessoas portadoras de deficiência oculta e por último a declaração de utilidade pública a Associação Casa Asilar e Assistencial Pró-Autistas e Semelhantes (ACAAPAS). Essas, por si só, já classificam a atual legislatura da Câmara de Vereadores de Blumenau como a mais inclusiva em toda a sua história.

O projeto sobre os portadores de fibromialgia é de autoria da vereadora Cristiane Loureiro. Fibromialgia é uma doença reumatológica que afeta a musculatura causando dor. Por ser uma síndrome, essa dor está associada a outros sintomas, como fadiga, alterações do sono, distúrbios intestinais, depressão e ansiedade. Com o seu projeto, agora lei no município, as pessoas portadoras dessa doença têm o seu drama reduzido quando preciso estacionar seus veículos. Têm vaga preferencial como os idosos e portadores de deficiência.

Já a Lei do cordão do girassol é de autoria do vereador Maurício Goll. Muitas pessoas que encontramos no dia-a-dia têm algum tipo de deficiência, principalmente na área mental, que não se tornam visíveis. Por isso o cordão as identifica.

Por sua vez a declaração de utilidade pública da Associação Casa Asilar e Assistencial Pró-Autistas e Semelhantes (ACAAPAS), teve a iniciativa do vereador e presidente do Legislativo Almir Vieira. Assim as pessoas com deficiência terão amparo, caso percam os seus tutores e cuidadores, em caso de morte. 

OUÇA AQUI UM PODCAST COM A VEREADOR CRISTIANE LOUREIRO SOBRE OS SEUS PROJETOS INCLUSIVOS CRIADOS NO SEU MANDATO: 

Ouça "Ela venceu um câncer e hoje foca seu mandato de vereadora na inclusão social: entrevistamos Cristiane Loureiro" no Spreaker.

OUÇA AQUI DETALHES DO PROJETO CORDÃO DE GIRASSOL COM O VEREADOR MAURÍCIO GOLL:

Ouça "Inclusão social: sancionada em Blumenau uma lei que vai proporcionar a identificação dos portadores de deficiência oculta" no Spreaker.

José Carlos Goes

Sou locutor. Atuei em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Atualmente trabalho na Massa FM de Blumenau e mantenho esse blog. Sou jornalista. Trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem