Oktoberfest é suspensa temporariamente por conta da previsão de chuvas

 

Foto: Eraldo Schnaider

A Prefeitura de Blumenau, por meio do Parque Vila Germânica, informa que a 38ª Oktoberfest será suspensa neste fim de semana. A medida foi necessária diante do cenário climático de chuva persistente e da previsão de enchente para este sábado, dia 7, conforme divulgado pela Defesa Civil de Blumenau. A festa terá as atividades suspensas a partir desta sexta-feira, dia 6, até terça-feira, dia 10, retornando no dia 11 (ou até que tenhamos um novo panorama favorável para continuidade). Por conta disso, a festa será estendida até o dia 29 de outubro.

A medida é em respeito ao público, turistas, fornecedores, patrocinadores e de toda uma cidade que se mobiliza durante o todo o ano em prol do evento. Desde o início a Oktoberfest e as enchentes recorrentes no Vale do Itajaí sempre estiveram ligadas. E são nesses momentos que a garra e a resiliência do blumenauense surgem para reconstruir a cidade. Temos a certeza que novamente vamos nos reerguer e mostrar que a Oktoberfest é o símbolo da força deste povo.

“Neste momento, acima de tudo, precisamos ser responsáveis e cuidar das pessoas. Por isso, tomei a decisão de suspender a festa. E temos que considerar a importância de equilibrar o cuidado com a vida das pessoas e a importância econômica da festa para Blumenau e região, por isso ela foi prorrogada”, disse o prefeito Mário Hildebrandt.

Previsão do tempo

A Defesa Civil segue monitorando a condição climática, bem como o nível do Rio Itajaí-Açu, que segue em declínio. Às 18h desta quinta-feira, dia 5, a metragem do rio era de 6,95 metros. Entretanto, sobre a previsão do tempo dos próximos dias, o cenário exige atenção, pois segundo a previsão da equipe técnica de meteorologia do município, entre sexta-feira e domingo, a probabilidade indica um volume de chuva que pode variar entre 120 a 140 mm. 

Até o momento, a Defesa Civil registra 113 ocorrências, sendo 72 por deslizamento de terra e segue com o número 199 à disposição da comunidade. No abrigo que segue ativo no bairro Itoupava Norte, 16 pessoas estão amparadas. A comunidade pode acessar por meio do portal AlertaBlu todas as informações do nível do rio, os alertas e inclusive as cotas de enchentes em cada rua.

José Carlos Goes

Sou locutor. Atuei em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Atualmente trabalho na Massa FM de Blumenau e mantenho esse blog. Sou jornalista. Trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem