A importância da conscientização e do cuidado. Com este propósito, as equipes de Saúde Mental do município, serviços oferecidos pela Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), promovem o ‘Ikigai: um circuito pela vida e pela arte’, em alusão ao Setembro Amarelo, mês da prevenção ao suicídio. O encontro acontecerá no Parque Ramiro Ruediger, na próxima terça-feira, dia 12 de setembro, das 9h às 15h. Na programação estão previstas diversas atividades, como a contação de histórias, rodas de voz e violão, yoga, recreação infantil com pintura facial e muito compartilhamento de informações relacionadas ao assunto.
Marcelo Lanzarin, secretário de Promoção da Saúde, convida os blumenauenses a participarem do evento. “Durante todo o dia 12, a nossa equipe estará no Parque Ramiro com diversas atividades em alusão ao Setembro Amarelo, que é o mês de prevenção ao suicídio. O encontro que a secretaria está promovendo é justamente para quebrar este pré-conceito e levar conhecimento sobre este importante problema de saúde pública”, acrescenta.
O tema ‘suicídio’ vem sendo discutido diariamente nos componentes da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) de Blumenau, com as equipes dos serviços, e o termo ‘Ikigai’ é uma palavra japonês que traduz uma filosofia do viver bem e do conviver. Conforme sinaliza a psicóloga, Zoraide Feuser, a expressão é um estado de alma, uma atitude motivada para o bem-estar individual e coletivo. “Envolve o equilíbrio nos cuidados com a saúde física, emocional, mental, social e espiritual.”
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 700 pessoas cometem suicídio no mundo anualmente, o que representa uma a cada 100 mortes registradas. Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio aparece como a quarta causa de morte mais recorrente.
O Sistema Único de Saúde (SUS) em Blumenau disponibiliza atendimento para pessoas em sofrimento psíquico por meio dos serviços da Rede de Atenção Psicossocial (Raps). A Atenção Primária à Saúde é a porta de entrada para o cuidado e desempenha papel fundamental na abordagem dos transtornos mentais. Diferentes níveis de complexidade compõem o cuidado, sendo os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), em suas diferentes modalidades, pontos de atenção estratégicos da Raps.