Foto: Divulgação |
Capital da cerveja e palco da maior festa alemã do Brasil, Blumenau, o terceiro maior município de Santa Catarina, completa 173 anos neste sábado (2). Em 2 de setembro de 1850, dezessete colonos chegaram ao local onde atualmente está a cidade.
Naquele ano, o filósofo alemão Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau obteve do Governo Provincial uma área de terras de duas léguas (cerca de 9,65 quilômetros) para estabelecer uma colônia agrícola, com imigrantes europeus, conforme a prefeitura.
Antes da chegada deles, viviam na região indígenas dos grupos kaigangs e xokleng.
Depois desses 17 colonos iniciais, outros imigrantes vieram em veleiros de companhias particulares. Inicialmente, a colônia era de propriedade do fundador, Dr. Blumenau. Ele foi mantido na direção até a elevação da colônia à categoria de município, em 1880.
A cidade foi colonizada no início por alemães, seguidos de italianos e poloneses. Também recebeu habitantes do Vale do Rio Tijucas, descendentes de portugueses. Mesmo assim, as cidades da microrregião incorporaram principalmente a cultura alemã e italiana.
Um decreto de 4 de fevereiro de 1880 elevou a colônia à categoria de município. Até 1934, o território de Blumenau somava 10.610 km². Atualmente, ele tem 519,8 km². Trinta e oito novos municípios resultaram de sucessivos desmembramentos.
O Censo 2022 apontou que a cidade tem 361.261 habitantes.
A superação em eventos climáticos, alguns até trágicos é uma das marcas de Blumenau.