Câmara de Blumenau e Governo do Estado inauguram novo posto do SINE em espaço onde funcionam setores do poder legislativo de atendimento à comunidade

Foto: Denner Ovidio | Imprensa CMB

A Câmara de Vereadores de Blumenau inaugurou, na manhã desta terça-feira, 1° de agosto, o novo espaço da Casa Histórica, próxima ao Poder Legislativo, que abriga alguns setores da Câmara, sendo eles, do Apoio Social, da Procuradoria da Mulher, da Ouvidoria, da Controladoria e da Escola do Legislativo Fritz Müller, além da nova e atualizada unidade do Sistema Nacional de Empregos (Sine), esse último em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Indústria, do Comércio e do Serviço, O espaço fica localizado na Rua Alwin Schrader, n° 44, sendo um espaço para melhor atender à comunidade. 

Estiveram presentes na inauguração o presidente do Legislativo municipal, vereador Almir Vieira (PP), a prefeita em exercício Maria Regina de Souza Soar (PSDB), os vereadores Maurício Goll (PSDB), Silmara Miguel (PSD), Gustavo de Oliveira - Gugu (PSDB), Adriano Pereira (PT), Jovino Cardoso (SD), Diego Nasato (Novo), Bruno Cunha (Cidadania), além do secretário estadual da Indústria, do Comércio e do Serviço, Silvio Dreveck, do vereador licenciado e atual secretário de Educação, Alexandre Matias, da Diretora do Patrimônio Histórico, historiadora Sueli Petry, dos servidores da Câmara e do Sine e demais autoridades.

O presidente da Câmara, vereador Almir Vieira, agradeceu a todos os envolvidos na realização deste momento, inclusive todos os funcionários e equipe da Câmara e a parceria com o Governo do Estado, por meio do secretário da  Indústria, do Comércio e do Serviço, Silvio Dreveck. “A ideia enquanto presidente, em conjunto com os demais vereadores, é dar uma melhor condição de trabalho para os funcionários da Câmara e atender cada vez melhor à comunidade e prestar um serviço de qualidade, proporcionando com este espaço mais tranquilidade, acessibilidade e conforto no atendimento ao blumenauense”, enfatizou, adiantando que também já está em estudo a colocação de um ponto de atendimento do IGP para a confecção de identidade. O presidente também salientou que houve um acordo anterior com o empresário atual proprietário. Apontou que este espaço está no contrato de aluguel, mas que não houve acréscimo no valor do aluguel da Câmara.

O secretário da Indústria, do Comércio e do Serviço, Silvio Dreveck, demonstrou a satisfação e alegria que foi este momento da inauguração dos serviços do Sine neste espaço histórico, sobretudo a funcionalidade dos serviços para a população. Destacou que a Câmara de Blumenau é pioneira nesta parceria com a Secretaria da Indústria e Comércio na prestação deste serviço do Sine. “É uma oportunidade para as pessoas que precisam de vaga de trabalho ou que precisam do seguro-desemprego que vão vir aqui neste espaço com mais facilidade, mais acessibilidade para as pessoas. Nós temos a intenção também, a médio prazo, de fazer capacitação das pessoas que procuram trabalho, pois, muitas vezes, existe a vaga, mas não tem a qualificação necessária. Este espaço físico em parceria com a Câmara vai ser uma referência para nós em Santa Catarina. Vamos levar este bom exemplo de Blumenau para outras Câmaras e outras comunidades, fazendo novas parcerias neste modelo, beneficiando cada vez mais a população.  

Histórico do prédio

No início da cerimônia, a historiadora Sueli Petry contou um pouco da história deste prédio histórico. Ela contou que este espaço foi residência do comerciante e empresário, Gustavo Salinger, que chegou em Blumenau 1881 e passou a desenvolver suas atividades comerciais. A historiadora recordou que, juntamente com Pedro Cristiano Feddersen, criaram uma sociedade, com 12 filiais, onde vendiam, importavam e exportavam manteiga, fumo, produtos coloniais e importavam maquinários para os colonos. Sueli mencionou que, naquela época, Gustavo Salinger teve uma expressão muito grande na comunidade nas áreas econômica, social e política, sendo um dos fundadores da Acib. O espaço onde hoje fica o Museu de Hábitos e Costumes era o seu comércio e a sua residência era este espaço agora ocupado pelo Sine e pela Câmara. Com o falecimento de Gustavo Salinger em 1920, a casa foi perdendo sua importância, mas já foi comércio, bar, restaurante e teve várias outras ocupações. Atualmente o prédio tombado também pertence a um empresário, que restaurou o prédio e houve a tramitação da Câmara de Vereadores para abrigar estes setores. 

Atendimento do Sine 

A abertura do posto é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Indústria, do Comércio e do Serviço, e a Câmara de Vereadores. O Estado ficou responsável por disponibilizar equipamentos, material, capacitar os atendentes, além de oferecer suporte técnico. A Câmara de Vereadores cedeu o espaço físico. 

O horário de atendimento é das 12h às 18h. O atendimento seguirá da mesma forma, é preciso se deslocar até o endereço com documentos pessoais, como RG, CPF e carteira de trabalho. Além do atendimento presencial, quem precisar dar entrada no seguro-desemprego ou encontrar vagas de trabalho na cidade, pode realizar pelo Portal Emprega Brasil, assim como pelo aplicativo “Sine Fácil”.


 

José Carlos Goes

Sou locutor tendo atuado em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Sou jornalista e trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem