Câmara apoia lideranças que buscam construção de casa asilar para autistas em Blumenau

Foto: Denner Ovidio

O presidente da Associação Casa Asilar e Assistencial Pró-Autistas e Semelhantes (Acaapas), Mariano D’Avila, ocupou a Tribuna Livre na sessão ordinária desta quinta-feira (10). Ele juntamente com a vice-presidente da instituição, Danya Huber Duwe, apresentaram a necessidade da construção de uma casa acolhedora voltada ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). 

Em sua fala na tribuna, Mariano destacou que a instituição segue devidamente legalizada em todos os órgãos públicos e solicitou o apoio dos parlamentares em busca desta realização. “Peço que abracem a iniciativa para que possamos tornar nosso sonho uma realidade. Blumenau precisa desta casa para dar apoio e cuidar de jovens e adultos que sofrem de TEA”, afirmou o presidente. 

A vice-presidente, Danya Duwe, com grande experiência no segmento abordou o tema citando a preocupação com a ausência de familiares na vida de quem seja acometido pelo transtorno. “Posso dizer que um dos maiores desafios que os pais enfrentam é com quem vão ficar os seus filhos quando eles partirem. Muitas vezes os responsáveis são tios, avós ou irmãos, mesmo com a família, é difícil ter alguém que possa assumir a responsabilidade. Pelos desafios e dificuldades que sei que as pessoas enfrentam, tomei a decisão de abraçar esta causa”, acrescentou Danya. 

A Acaapas trabalha em primeiro momento com a conquista da construção da casa acolhedora, posteriormente, com o desafio de selecionar profissionais capacitados para exercerem as funções na instituição. A avaliação apresentada pelo presidente e a vice-presidente é de que seria um passo pioneiro, servindo de exemplo a nível nacional. Em nome da Câmara Municipal, o presidente Almir Vieira (PP), parabenizou as lideranças da causa e endossou o apoio do parlamento.



 

José Carlos Goes

Sou locutor tendo atuado em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Sou jornalista e trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem