Vereadores mirins aprovam dez requerimentos com pedidos de benfeitorias nas escolas e bairros

Foto: Denner Ovidio 


A Câmara Mirim de Blumenau realizou, na manhã desta segunda-feira (3), a 8ª reunião ordinária do ano, no Plenário. A sessão contou com a presença do ex-presidente mirim e ex-vereador mirim da Legislatura 2022,Yuri Mendes Cobos Balint.  
 
Durante a reunião, os parlamentares mirins fizeram seus pronunciamentos na tribuna, abordando temas de interesse da sociedade. Os vereadores mirins falaram sobre a falta de profissionais nas unidades de saúde da cidade; sobre a educação especial e a inclusão dos alunos com deficiência nas atividades nas escolas. Também abordaram a história da Escola N° 1, na Itoupava Central e falaram sobre o combate ao trabalho infantil e as campanhas realizadas pelo poder público contra o trabalho infantil na cidade. 
 
Ainda ressaltaram campanhas que visam a conscientização do meio ambiente, assim como órgãos que atuam na área de preservação e responsabilidade do meio ambiente. Também falaram sobre alimentação saudável e a implantação de hortas escolares e sobre o combate à desigualdade social na cidade, entre outros assuntos. 
 
Na Ordem do Dia foram colocados em discussão e votação os requerimentos de Nºs 58/2023 ao 67/2023. Todos os requerimentos foram aprovados. Os documentos serão encaminhados à Mesa Diretora da Câmara para providências e depois serão encaminhados para o Executivo municipal ou demais órgãos competentes. 
 
Entre os requerimentos estão pedidos de melhorias para os educandários, como aquisição de novos instrumentos e contratação de professores para as bandas de fanfarras das escolas estaduais e a implantação de hortas escolares. Além disso também estão sendo pedidos melhorias na sinalização de trânsito e manutenções nos bairros da cidade. 
 
A Câmara Mirim informou durante a reunião que a vereadora mirim Gabriely Chaves renunciou ao mandato por motivos pessoais e que em breve será empossada a vereadora mirim suplente Maria Eduarda Zimmermann, representante da Escola Básica Municipal Almirante Tamandaré, no cargo de vereadora mirim titular.  
 
A próxima sessão ordinária mirim será realizada no dia 17 de julho, às 15 horas, na Câmara Municipal.
 
 
Requerimentos aprovados
 
Requerimento 58/2023 - de autoria do vereador mirim Arthur Felipe Uhlmann Passig - “Providências no sentido de aquisição de novos instrumentos bem como a implementação de um programa de manutenção periódica nos mesmos, além da contratação de professores para as bandas das fanfarras das escolas estaduais de Santa Catarina. O pedido se faz necessário tendo em vista que há um número escasso de profissionais da área de música atuando nas escolas, bem como é precária a condição dos equipamentos existentes”.
 
 
Requerimento 59/2023 - de autoria da vereadora mirim Júlia Schroeder Lauschner -  “Providências no sentido de realizar a implantação das hortas comunitárias e/ou escolares. O pedido se faz necessário tendo em vista que devemos ter mais acesso aos produtos plantados no local, e dever-se-ia seguir a Lei Ordinária 5584/2000 de Blumenau, que fala em relação às hortas em propriedades escolares”.
 
 
Requerimento 60/2023 - de autoria da vereadora Emilly Sthefany Ronchi -  “Providências no sentido de manutenção do espaço de estacionamento entre o acostamento da praça Pedro Zimmermann, localizada na Rua Dr. Pedro Zimmermann 68, Bairro Itoupava Central. Com a delimitação dos espaços para estacionar, criação de entrada e saída para o estacionamento e manutenção da tampa do tubo de esgoto. O pedido se faz necessário tendo em vista que a praça é muito utilizada pelos moradores, os quais que precisam estacionar seus veículos na lama e buracos e entram para estacionar direto da rodovia por qualquer espaço, colocando em perigo pedestres e ciclistas que transitam no acostamento. Em relação a tampa do esgoto, há um buraco e uma elevação que pode causar riscos de acidentes principalmente para crianças pequenas”. 
 
 
Requerimento 61/2023 - de autoria da vereadora mirim Ashley Dias Sell Schuttel - “Providências no sentido de solicitar o retoque na pintura das faixas de pedestres que estão apagadas nos bairros Santa Clara e Fidélis. O pedido se faz necessário tendo em vista que é necessário a melhoria nas faixas uma vez que proporciona maior segurança aos pedestres”. 
 
 
Requerimento 62/2023 - de autoria da vereadora mirim Ashley Dias Sell Schuttel - “Providências no sentido de colocar placas de limite de velocidade que foram retiradas e também colocar placas indicando área escolar. O pedido se faz necessário uma vez que é através dessas sinalizações que os motoristas podem entender que é necessário diminuir a velocidade ao transitar nesta via”. 
 
 
Requerimento 63/2023 - de autoria da vereadora mirim Júlia Eduarda Passold - “Providências no sentido de colocação de um parquinho na Escola Básica Municipal Anita Garibaldi. O pedido se faz necessário tendo em vista que brincar é essencial para o desenvolvimento cognitivo da criança”. 
 
 
Requerimento 64/2023 - de autoria do vereador mirim Dídio João Pereira - “Providências no sentido de fazer a roçagem da calçada na rua Prof. Jacob Ineichen localizada no bairro Itoupava Central. O pedido se faz necessário tendo em vista que a mata domina a calçada, obstruindo a passagem de pedestres, ciclistas, e colocando em risco a vida dos mesmos”.
 
 
Requerimento 65/2023 -  de autoria da vereadora mirim Vitória Gabriele Bauer - “Providências no sentido de doações/aquisição de Kimonos e demais materiais para aulas de Karatê e Jiu-jítsu no Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires, bem como verba necessária para a inscrição dos alunos nos diferentes campeonatos. O pedido se faz necessário tendo em vista que alguns dos alunos com grandes potenciais não podem participar dos campeonatos nem das aulas por não possuírem condições financeiras suficientes para comprar materiais nem para a inscrição de competições”.
 
 
Requerimento 66/2023 - de autoria do vereador mirim Samuel Velho Pereira Meira - “Providências no sentido de que seja feito um parque, no bairro Fortaleza Alta, no loteamento Santa Rita. O pedido se faz necessário tendo em vista que as crianças e adolescentes que moram nessa região do Loteamento Santa Rita nunca tiveram nenhum parque ou nenhum lugar que conseguissem brincar ou praticar esportes e a comunidade do local está esperando isso há anos”.


José Carlos Goes

Sou locutor tendo atuado em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Sou jornalista e trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem