Tragédia de 2008 completa 13 anos

 

Luana tinha três anos na época. Morreu por sufocamento. Foto: álbum família

Se estivesse viva hoje, ela contaria com 16 anos. Luana Sofia Egger tinha apenas três anos quando se tornou a primeira vítima fatal da tragédia de 2008. Era dia 22 de Novembro de 2008. Seus pais não estavam em casa e ela dormia em seu quarto. A casa ficava no pé do morro de uma transversal da Rua Araranguá, Bairro Garcia em Blumenau. O morro deslizou e soterrou a casa onde ela estava. Incrivelmente o seu corpo não foi atingido pelos escombros. Um soldado do Exército Brasileiro que a resgatou disse que ela estava intacta porque a sua cama não chegou a ser atingida, mas ela morreu sufocada por falta de oxigênio.

Luana é uma das 21 pessoas que morreram em Blumenau. Em todo o Estado de Santa Catarina foram 135 mortes. A tragédia começou depois do período de grandes chuvas durante o mês de novembro de 2008, afetando em torno de sessenta cidades e mais de 1,5 milhões de pessoas no estado de Santa Catarina, Brasil. 9.390 habitantes foram forçados a sair de suas casas para que não houvesse mais vítimas e 5.617 desabrigados.

Um número de 150 mil habitantes ficaram sem eletricidade e ainda houve racionamento de água que estava sendo levada por caminhões em pelo menos uma cidade devido a problemas na purificação.

Várias cidades na região ficaram sem acesso devido as enchentes, escombros e deslizamentos de terra.

Em 25 de novembro de 2008, o prefeito de Blumenau, João Paulo Kleinübing, declarou estado de calamidade pública na cidade, assim como feito em outros treze municípios. Além disso, sessenta cidades no estado se encontraram sob estado de emergência. Durante as cheias, o Porto de Itajaí teve grande parte dos berços de atracação destruídos. O nível de água no Vale do Itajaí chegou a subir 11,52 m acima do nível normal. 


José Carlos Goes

Sou locutor tendo atuado em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Sou jornalista e trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem